Manutenção predial: Prevenção

A infraestrutura escolar, contemplando uma listagem de exigências de segurança, conforto e bem-estar, é caracterizada como um dos pilares para uma boa relação entre ensino-aprendizagem, como, também, por promover uma relação positiva com o próprio espaço físico da escola. Assim, os ambientes e as funcionalidades estruturais, devem ser observados regularmente, garantindo o conforto e a segurança de todos e todas. E qualquer reforma ou manutenção deve ser feita através de um cronograma específico.

A manutenção escolar, sobretudo a preventiva, requer uma atenção minuciosa da gestão da escola, realizando, assim, checagens e reformas em diversas áreas, incluindo instalações elétricas, hidráulicas, sanitárias e de incêndio. Além de coberturas, revestimentos, (pisos, paredes e forros), esquadrias, pinturas, entre outros. E, durante a pandemia da Covid-19 que atravessamos, muitas instituições de ensino aproveitaram o período de isolamento com as escolas fechadas, para realizarem reformas e/ou manutenções.

O diretor geral do Colégio Brasil Canadá, Beto Silveira, nos conta que o colégio programava realizar algumas reformas, que eram postergadas por falta de tempo. “Após a definição, no ano passado, do Governador de São Paulo, de que as aulas só retornariam em setembro, tivemos o tempo necessário para fazer melhorias que, anteriormente, só conseguíamos realizar durante as férias escolares, ou seja, no máximo em 30 dias”. Aproveitando o período de aula online, o colégio realizou reformas na quadra e no parque, além de ampliar o espaço maker.

CUIDADO E PRESERVAÇÃO

Já no Lycée Pasteur (Liceu Franco-Brasileiro de São Paulo), escola bilíngue localizada na Vila Mariana, a atenção às reformas são preocupações frequentes. “Um prédio histórico precisa ser cuidado e modernizado para a vida e o conforto dos usuários. Precisa atender as normas vigentes, por isso há uma preocupação constante do Lycée em ficar atento a todas as obras de manutenção e adequação do prédio”, conta Christophe Nerrand, diretor do colégio.

Segundo Nerrand, o colégio trabalha com um plano de manutenção anual “e as férias permitem executar com calma esse plano para renovação constante dos espaços”. No último período de férias, a escola realizou a pintura de 80% das salas de aula, pátio, jogos do pátio, além de outras áreas.

A escolha da área da instituição que passará por alguma reforma é decidida através de uma reunião com o chefe de manutenção da escola. “Tem áreas de uso intenso que precisam de cuidados cotidianos, como quadras esportivas, espaços recreativos e cantina. Toda semana tem uma reunião com chefe de manutenção para priorizar as intervenções necessárias, urgentes ou as que podem ser planejadas para as férias”, explica o diretor. (RP)

Saiba mais:
Beto Silveira – [email protected]