Microsoft patrocina debate sobre educação e inovação em São Paulo

‘ACONTECE Educação: Inovar é possível’, evento realizado por instituições voltadas para o ensino, será realizado no dia 31 de julho

O que acontece quando juntamos educação, tecnologia e inovação? As possíveis respostas desta pergunta são o mote do ACONTECE Educação: Inovar é possível’, que será realizado no dia 31 de julho, em São Paulo. Os debates são promovidos pelo instituto de inovação CESAR, em parceria com o Instituto Singularidades, referência na formação inicial e continuada de professores. O evento, que conta com o patrocínio da Microsoft Brasil, tem o objetivo de discutir iniciativas inovadoras em educação, promovendo a troca de ideias e networking sobre o tema.

Voltado para empresários do segmento educacional, editoras, livreiros, gestores de educação, institutos, fundações e grandes empresas que possam investir em educação, o evento terá uma abordagem prática, compartilhando experiências inovadoras e focando em projetos e negócios também inovadores.

O encontro será dividido em dois blocos de debates. O primeiro bloco terá como tema ‘O que ACONTECE quando juntamos educação com mercado de trabalho e empreendedorismo?’, em que serão debatidos temas como metodologias de ensino, empregabilidade, empreendedorismo e qualificação profissional. Participarão deste bloco Luciano Meira, da JoyStreet, Fábio Campos, do CESAR.EDU, e HD Mabuse, consultor de Design e Experiência do Usuário do CESAR.

‘O que ACONTECE quando juntamos educação com robótica, mundo digital e cultura maker?’ é  o tema do segundo bloco, que irá debater autodidatismo, criatividade, autodesenvolvimento, interesse de jovens pela área de TIC e robótica no ensino de crianças. Como debatedores estarão Camila Achutti, do Blog Mulheres na Computação; Henrique Foresti, da Robô Livre e consultor de robótica do CESAR; e Iberê Tenório, do Manual do Mundo. Ao final dos debates, Silvio Meira irá fechar o evento com uma provocação, abordando a inovação na área educacional, tratando dos maiores desafios atuais e futuros.

O ACONTECE é uma série de eventos que o Instituto CESAR irá promover sobre temas como educação, empreendedorismo e tecnologia a fim de envolver a sociedade na discussão e na elaboração de propostas de soluções relevantes para o mercado.

O compartilhamento de informações e conhecimentos que irão fortalecer o debate entre os participantes, inclusive antes e após o evento, será feito através da plataforma Yammer, rede social privada da Microsoft e muito presente no universo educacional. O Yammer foi criado para que os membros das equipes se conectem e possam alavancar as discussões e propostas que serão apresentadas neste importante evento.

ACONTECE EDUCAÇÃO: INOVAR É POSSÍVEL
Data: 31 de Julho de 2015
Hora: 14h às 19h
Local: Instituto Singularidades, Rua Deputado Lacerda Franco, 88, Pinheiros – São Paulo (SP) Realização: CESAR e Instituto Singularidades

Sobre o Instituto Singularidades

Criado em 2001, o Instituto Singularidades é referência na formação inicial e continuada de professores. Oferece três cursos de Graduação – Letras, Matemática e Pedagogia -, nove cursos de Pós-Graduação – dentre eles a Pós em Educação Inovadora, em parceria com o CESAR – além de diversos cursos de extensão focados na área educacional. Os cursos aliam a teoria e a prática e possuem uma metodologia de ensino inovadora baseada na aprendizagem colaborativa. O Singularidades é considerado uma das melhores faculdades privadas especializadas na formação de professores no País, de acordo com as avaliações do MEC, e possui mais de 80% do corpo docente formado por mestres e doutores.

SOBRE O CESAR

O CESAR é um centro privado de inovação que cria produtos, serviços e empresas com Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Desde 1996, a instituição desenvolve soluções em todo o processo de geração de inovação em e com TICs – desde o desenvolvimento da ideia, passando pela concepção e prototipação, até a execução de projetos para empresas dos mais diversos setores, como: telecomunicações, eletroeletrônicos, defesa, automação comercial, financeiro, logística, energia, saúde e agronegócio. Atendendo a clientes como o Exército Brasileiro, Fundação Telefônica, Oi Futuro, Alcatel, Gemalto, Bematech, Rapidão Cometa, LG, Sonae Sierra Brasil, Whirlpool, Tetrapak, Motorola, Positivo, Samsung, CHESF, Siemens e Saraiva.

O CESAR também atua na área educacional, com cursos de extensão e mestrado profissional em TICs, além de oferecer consultorias tanto para a criação de modelos/metodologias educacionais inovadoras, como para criação de estratégias de negócio conectadas com tecnologia.

Prêmios e reconhecimentos nacionais validam a contribuição do CESAR para o desenvolvimento da indústria de inovação no país. Destaque para o Prêmio FINEP de Mais Inovadora Instituição de Pesquisa do Brasil (2004 e 2010), o Prêmio de Modelo de Negócios Mais Inovador do País pela Revista Época Negócios (2009) e o Prêmio Info200 de Melhor Empresa de Serviços de Software (2005). Mais em www.cesar.org.br.

Sobre a Microsoft Brasil

Fundada em 1989, a Microsoft Brasil possui 10 escritórios em todo o País. Nos últimos 12 anos, a empresa investiu mais de R$ 239 milhões em projetos sociais, levando tecnologia a escolas, universidades, ONGs e comunidades carentes. É uma das 110 subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975, empresa líder mundial em software, serviços e soluções que ajudam empresas e pessoas a alcançarem seu potencial pleno.