Missão Pedagógica no Parlamento está com inscrições abertas

Programa conduzido pela Câmara dos Deputados proporciona a professores dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas uma capacitação em educação para democracia

Estão abertas até 26 de abril as inscrições para a quinta edição do Missão Pedagógica no Parlamento, programa da Câmara dos Deputados que busca reconhecer os esforços de educadores na disseminação dos valores da democracia e da cidadania. Este ano foi incluída a possibilidade de participação de orientadores e coordenadores pedagógicos, além dos professores.

Os interessados devem se inscrever no processo seletivo, que consiste na participação no curso a distância “Educação para democracia e o Parlamento”, com carga horária de 30 horas. Serão disponibilizadas 216 vagas, preenchidas por sorteio eletrônico, sendo oito por estado e o Distrito Federal. Participarão do programa Missão Pedagógica no Parlamento os 54 professores com melhor desempenho no curso, observada a distribuição de duas vagas por estados e DF. Caso não haja inscritos para todas as vagas de determinado estado, estas serão remanejadas para outros estados da mesma região, priorizando aqueles com maior número de habitantes.

O programa tem carga horária de 90 horas, divididas em dois módulos: Módulo Presencial (40 horas), que será realizado em Brasília no período de 31 de agosto a 4 de setembro, e Módulo de Aplicação (50 horas), na modalidade de educação a distância, no período de 15 de setembro a 21 de novembro.

A Câmara custeia passagens áreas, hospedagem e alimentação para que os professores selecionados participem do Módulo Presencial. Os participantes que concluírem com êxito o programa recebem, ao final da formação, certificado expedido pelo Centro de Formação, Treinamento e Desenvolvimento da Câmara dos Deputados, com carga horária de 120 horas de capacitação. Serão abordados temas como noções sobre democracia, representação e confiança; introdução e problematização sobre o processo legislativo, e introdução ao tema participação do cidadão.

Mais informações sobre o programa podem ser obtidas no endereço eletrônico  www.camara.leg.br/edulegislativa, clicando em “Educação para Democracia” e depois em “Missão Pedagógica no Parlamento – Conheça mais”.