Mobiliário: Dinamismo, facilidade e aprendizado colaborativo nas escolas

Fotos por Lucas Colebrusco / Imagens em 3D por Guilherme Alexandre Guipin

A estrutura física escolar é um dos requisitos básicos para uma boa prática de ensino. Dessa forma, os espaços, as disposições dos móveis e as funcionalidades embutidas em diversas áreas de uma escola, permitem facilidades, conforto físico e psicológico, influenciando diretamente no rendimento da aprendizagem do estudante. Os móveis escolares, especificamente, que acompanham crianças e adolescentes durante uma longa rotina diária, merecem atenção especial. Móveis bem projetados de acordo com as normas técnicas e praticidades para atender os perfis de cada faixa etária são importantes elementos de apoio no processo de ensino.

Observando, sobretudo na contemporaneidade, uma busca por um dinamismo na relação ensino-aprendizado em sala de aula (e também em outros espaços de estudos alocados nas instituições de ensino), localizamos alterações significativas com propostas alternativas para o mobiliário escolar atual. O mobiliário escolar precisa auxiliar os alunos e profissionais neste processo de evolução da educação”, ressalta José Machado, designer reconhecido pelo seu domínio de técnicas industriais e varejo de móveis.

Designers José Machado e Luciana Sobral.

Dessa forma, para enfrentar este desafio, os designers Luciana Sobral, fundadora da Novidário, com vasta experiência em projetos de interiores e mobiliário escolar, e José Machado se associaram e criaram a Linha Jataí – criada para atender a demanda por um ambiente de ensino da nova geração de alunos e professores. Uma linha pensada para o mercado brasileiro, alinhada ao conceito de sala-ambiente e aprendizado colaborativo.

A produção é realizada pela Maqmóveis, uma indústria consolidada há 30 anos no mercado de mobiliário escolar, com fábricas instaladas em São Paulo e Pará. Seu principal foco está na produção eficaz, totalmente automatizada em um novo parque fabril com mais de 20 mil m2 já em funcionamento e constantes investimentos em capacitação pessoal e inovação. Assim, a Maqmóveis busca atender a demanda das escolas por ambientes mais inovadores.

AMBIENTE DINÂMICO E COLABORATIVO

Tendo como foco a sala de aula como um ambiente dinâmico e colaborativo, os produtos da linha propõem diferentes maneiras de sentar, variando a altura do assento, além de diversas maneiras de se agrupar. “Acreditamos que mudar a postura de trabalho durante o dia ajuda o aluno a ficar concentrado e envolvido com as atividades. Variando entre posturas relaxadas e descontraídas para posturas concentradas ou até mesmo em pé”, diz a designer Luciana Sobral.

A facilidade de alterar o layout permite que o aluno possa trabalhar em grupo ou de forma individual com facilidade. Para as aulas expositivas serem mais dinâmicas as diferentes alturas de assento possibilitam uma estrutura de auditório com as bancadas atrás e as poltronas baixas na frente.

Cadeira com Prancheta Jataí é o principal produto da linha. Ela proporciona rápidas alterações no layout da sala. O aluno tem em sua cadeira todo o apoio necessário para trabalhar e armazenar seu material.

O assento e o encosto são em compensado laminado de madeira maciça com revestimento em melamina, o que garante resistência e conforto térmico. O mecanismo triplo giratório blindado permite que base, assento e prancheta se movam de forma independente adaptando a prancheta para destros e canhotos e permitindo o posicionamento frontal ou lateral da prancheta, adaptando o produto para diferentes usuários e situações. O giro da base possibilita o uso do tubo como apoio dos pés garantindo melhor ergonomia para pessoas de diferentes estaturas.

Para conhecer mais sobre a Linha Jataí, acesse: http://novidario.com.br/produtos/linha-jatai/