fbpx
Guia para Gestores de Escolas

Momento de transição e adaptação no novo cenário educacional

A Educação a Distância (EaD), no Brasil, ainda carrega alguns preconceitos que precisam ser anulados, uma vez que os cursos ofertados, na sua maioria, apresentam qualidade e o diploma tem a mesma validade que do ensino presencial, não há identificação do tipo da modalidade cursada no documento.

 Os primeiros resultados do ENADE que avaliaram alunos da Educação a Distância, revelam um ótimo desempenho, fruto de um perfil acadêmico voltado ao auto estudo e materiais didáticos que estimulam as diversas formas de aprender.

 “Temos na EaD pontos muito positivos que incentivam à procura desses cursos, além da flexibilidade de horário, o aluno também pode acessar a qualquer momento o conteúdo do curso por meio de dispositivos móveis como celular, tablet e computador. O contato com os outros alunos e o professor pode ocorrer por chat, fóruns e no encontro presencial que a maioria das instituições oferecerem”, segundo a professora Esmeralda Rizzo, coordenadora do Centro de Educação a Distância da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

 Ainda segundo a especialista, ressalta-se que muitas das práticas de ensino e recursos da EaD estão sendo absorvidas no ensino presencial, uma vez que tais recursos ativam processos cognitivos típicos da nova geração digital.

 A modalidade EaD, também auxilia o aluno que quer dar continuidade ao ensino e tem problemas de horário e locomoção, uma vez que ele não tem a necessidade contínua de se deslocar para a universidade e parte do processo pode ser feito conforme sua disponibilidade de tempo e local.

 “A EaD é uma realidade que qualquer outro processo carece de amadurecimento e adaptação. Veio para ficar”, conclui a coordenadora.

 A professora Esmeralda Rizzo está à disposição para comentar o tema.

  

Sobre o Mackenzie

A Universidade Presbiteriana Mackenzie está entre as 100 melhores instituições de ensino da América Latina, segunda a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação.

   

 

Receba nossas matérias no seu e-mail


    Relacionados