Movimento Escolas pelo Clima realiza congresso e premiação em novembro

Em formato virtual e aberto ao público, evento é o maior congresso de educação climática do Brasil e reúne práticas adotadas por escolas em prol da sustentabilidade

Na próxima quarta-feira, 23 de novembro, entre 19h e 21h, a Reconectta e o Movimento Escolas pelo Clima realizarão a 2º edição do Congresso EpC em formato virtual, gratuito e aberto ao público. O evento destacará 35 iniciativas desenvolvidas por escolas signatárias, das redes pública e privada, que fazem parte do movimento que leva o mesmo nome, reunindo educadores e pesquisadores que trabalham para que a educação climática esteja cada vez mais presente no cotidiano das salas de aula ao longo do ano letivo.

Este ano o Congresso traz uma novidade. Além da apresentação dos projetos das escolas, o evento contará com uma premiação especial para reconhecer as melhores ações climáticas desenvolvidas. Os projetos selecionados para esta edição do Congresso envolveram abordagens variadas e diferentes níveis de ensino, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

“O nosso objetivo é unir, reconhecer e inspirar por meio do compartilhamento de diferentes ações climáticas realizadas ao longo de 2022 e valorizar todo o empenho por uma formação humana mais sustentável. Nossa proposta é incentivar as escolas, educadores a criarem projetos significativos de um ponto de vista climático e pedagógico, mas simples de serem implementados”, destaca Lívia Ribeiro, idealizadora e diretora da Reconectta e do Movimento Escolas Pelo Clima.

Comunidade trabalha pela educação climática nas escolas

Com mais de 540 escolas signatárias, entre públicas e privadas, de todo o país e de Portugal, representando mais de 325 mil estudantes e 33 mil educadores, o Movimento Escolas pelo Clima é a maior comunidade do país com escolas comprometidas com a agenda climática. A iniciativa é gerida pela Reconectta, negócio de impacto social certificado pelo sistema B que atua com educação climática nas escolas.

Para fazer parte da rede, escolas signatárias precisam ao longo do ano letivo de 2022 terem incluído a temática das Mudanças Climáticas em pelo menos uma atividade pedagógica com os estudantes e promovido uma formação no tema com professores.

Projeto Caminhos da Compostagem, da Escola Aubrick São Paulo/SP
Créditos: Acervo Aubrick

O movimento oferece todo apoio para que as escolas ativem suas iniciativas, dentre elas, eventos exclusivos e curadoria em Educação Climática. E algumas dessas iniciativas farão parte do Congresso EpC.

O público poderá conhecer, por exemplo, como a rede municipal de educação de Maringá/PR conseguiu envolver todas as suas escolas para o desenvolvimento de ações climáticas, como a Escola Projeto de Porto Alegre/RS desenvolveu um grêmio estudantil com foco em ações climáticas ou como a Escola Técnica Central de Barreiros/PE criou um projeto de conservação dos manguezais de sua comunidade.

Como participar

O Congresso EpC é virtual com participação gratuita. Para participar é preciso inscrever-se pelo link: https://bit.ly/congressoepc