O Álbum de figurinhas – uma ferramenta lúdica e de aprendizagem

A atividade lúdica é tão antiga quanto a humanidade. É um elemento metodológico ideal para desenvolver as crianças de uma forma integral. Divertir-se enquanto aprende e envolver-se com a aprendizagem faz com que a criança se desenvolva e participe ativamente do processo educativo.  “A criança desfrutará plenamente do jogo e das diversões, que deverão estar orientados para finalidades perseguidas pela educação; a sociedade e as autoridades públicas se esforçarão para promover o cumprimento desse direito” (Declaração Universal dos Direitos da Criança, at.7º).

Aprender brincando é o mais simples e natural na criança. As atividades lúdicas servem de distração, recreação, educação, entretenimento, relaxamento e desenvolve-se articulando as estruturas psicológicas globais (cognitivas, afetivas e emocionais)  mediante  as experiências sociais da criança (Ortega, 1980).

A brincadeira envolve toda a vida da criança e o professor  deve ser um gerador de situações estimuladoras e eficazes. É nesse contexto que a ludicidade torna-se uma ferramenta ideal de aprendizagem, um instrumento pedagógico, na medida que propõe estímulo ao interesse do aluno.

A escola, portanto, deverá aproximar do aluno o que for interessante e motivador que contribua para a sua aprendizagem.  Um dos recursos é incentivar a utilização do álbum de figurinhas que tem caráter pedagógico formador e é um atrativo para o aluno.  Além do resgaste da brincadeira, o álbum de figurinhas, desperta o interesse pela leitura, pois, une palavra, imagem, números, incitando a curiosidade no preenchimento das páginas, na marcação dos números que já saíram, quais que ainda faltam para completar o álbum, sendo um veículo eficaz para o processo de aprendizagem da criança. Esse recurso também promove comunicação com o meio e com as pessoas, fortalecendo vínculos e criando laços afetivos, o que o torna uma atividade inspiradora e lúdica!

Fatima Balthazar – Professora, Arte-educadora, Consultora Pedagógica da Central Pix.0808