O primeiro e único sistema de acreditação de educação infantil no Brasil

“Embasado nos modelos de sucesso em países como EUA, Canada e Suécia, agora também existe no Brasil um selo de Acreditação de Educação Infantil.”

ANE – Acreditação Nacional Escolar é um sistema de qualidade único no Brasil e segue altos padrões internacionais de qualidade e segurança, idealizado e instituído por dois pais: Camilo Saraiva (médico) e o sueco Nicklas Fredriksson (gestor de tecnologia da informação) no Brasil há 4 anos; que se viram diante de um desafio ao escolher a escola de seus filhos, a então “qualidade” das escolas infantis brasileiras desencadeou inconformismo, fato que despertou a ideia de algo que poderia favorecer não só a família, mas também o sistema educacional brasileiro.

A ideia da acreditação partiu de uma experiência pessoal, porém não exclusiva, já que a educação no país caminha a passos lentos. E de forma geral, pais, mães e familiares se veem diante de um desafio ao ter de escolher a instituição mais adequada para suas crianças.

A ANE é a certeza da escolha positiva, pois por meio de uma avaliação criteriosa, realizada por consultores especializados, escolas de educação infantil (públicos e privados) se submetem a analise, e a instituição só é classificada se corresponder aos critérios exigidos em sete áreas (saúde, segurança, ambiente, alimentação, documentação, relação escola/pais, liderança/gestão).

Atua em parceria e nos mesmos padrões de organizações internacionais como NAEYC (EUA) e Skolverkt (Suécia). Possui parceria (no Brasil) com importantes organizações que auxiliam na avaliação e fornecem informações para escolas com o selo ANE, são elas: Cruz Vermelha e Criança Segura Brasil.

A ANE possui um canal eletrônico para maior interatividade, a internet esta inserida no cotidiano das pessoas e o portal (ANE) é uma plataforma dinâmica e fácil desenvolvida não somente para familiares (pais) e instituições, mas para todos que se preocupam com a educação brasileira e o nível das escolas infantis. No site, escolas acreditadas e informações relacionadas à educação infantil, são disponibilizadas e atualizadas, isso auxilia e facilita o momento da seleção escolar. O que também é extremamente positivo para as instituições, ao receberem o selo, ganham consequentemente confiança e prestigio já que, o sistema de avaliação é profissional e imparcial. “Nosso objetivo é trazer aos pais informação, de forma fácil, séria, profissional e imparcial, para que estes possam escolher suas escolas com a tranquilidade de estar confiando a elas o cuidado do seu bem mais precioso.” Completa Camilo Saraiva.