O Profissional de Educação Física e o Empreendedorismo no Brasil

O empreendedorismo tem-se tornado cada vez mais a língua universal no mundo dos negócios. Advinda das inovações tecnológicas (tecnologia e processos), globalização e principalmente do aumento da competitividade, seus fundamentos e aplicabilidade estão sendo direcionados, principalmente, para as microempresas e empresas de pequeno porte no Brasil, consideradas a “base” da economia brasileira.

Fazendo uma breve apresentação da magnitude deste segmento, segundo dados oficiais (IBGE, RAIS, entre outros), as microempresas e empresas de pequeno porte somam um número expressivo de aproximadamente 99% dos estabelecimentos empresariais existentes no Brasil. Número este questionável, uma vez que a legislação define o porte da empresa de acordo com o seu faturamento e não por números de empregados como são utilizadas em pesquisas diversas. Ainda assim, este dado representa a importância e necessidade de se desenvolver ações voltadas para o desenvolvimento sustentável deste segmento.

Como embasamento da evolução desse recente paradigma de desenvolvimento, a conceituada pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor) investigou em 2004 o empreendedorismo em 34 países, constatando que cerca de 73 milhões de pessoas adultas, com idade entre 18 e 64 anos, estavam envolvidas em atividades de negócios no mundo.

De acordo com esta mesma pesquisa, a Taxa de Atividade Empreendedora (TEA) do Brasil registrada no ano de 2004 foi de 13,5%, correspondendo ao sétimo lugar na classificação geral. Em números absolutos, essa taxa significa aproximadamente 10 milhões de empreendedores.

Vale ressaltar ainda, algumas características em torno do estímulo que levam as pessoas à empreender. Em relação à motivação para empreender no Brasil, a pesquisa mostra que em 2004 a motivação “por necessidade” representou 46% da taxa geral de 13,5% (ou seja, 6,2%). Por outro lado, a motivação “empreendedorismo por oportunidade” alcançou 7% em 2004.

Essas estatísticas demonstram a atual estrutura econômica do Brasil em torno da rigidez do mercado de trabalho, ou seja, as ofertas de trabalho insuficientes e seletivas acabam favorecendo á saída do empregado das empresas para a condição de “dono do próprio negócio”, principalmente estimulado pela necessidade e oportunidade.

Entretanto, apesar dessa migração acontecer de maneira progressiva, a adoção de estratégias administrativas de negócios tem se mostrado um dos grandes pontos críticos para o fortalecimento das microempresas e empresas de pequeno porte, especificamente os que estão iniciando sua atividade empresarial, cujas debilidades gerenciais e dificuldades de acesso a mercados são agravados por poucas políticas públicas de incentivo.

Com isso, é necessário que políticas públicas de apoio às microempresas e empresas de pequeno porte estimulem ainda mais o empreendedorismo e a profissionalização, de forma que se crie um ambiente mais favorável e que os empresários possam ter condições de aperfeiçoamento técnico-gerencial. Recomenda-se também, para maximização de resultados, que tais políticas potencializem seu foco em grupos, associações já existentes e encorajem o surgimento de novas atividades coletivas.

O profissional de Educação Física deve analisar estruturas, mercado e viabilidade de um empreendimento na área, para aproveitar oportunidades a serem geradas pelos Grandes Eventos esportivos que nosso país receberá (Copa do Mundo FIFA e Jogos Olímpicos).

Empresas investindo, Leis de incentivo e a mídia voltada para o esporte aquecem um mercado já movimentado, segundo os dados apresentados anteriormente.

Fique atento as oportunidades, se organize e busque recursos para viabilizar seu empreendimento, e lembre-se, seu primeiro cliente é você mesmo. Adeque-se ao mercado, ajuste-se de acordo com o ambiente de inserção e desenvolva-se para tal oportunidade se tornar viável e rentável.

André Rimoli Costi Possui Graduação Plena em Educação Física, com especializações na área da Fisiologia do Exercício e Treinamento Desportivo. Mestrado em Administração de Empresas, com trabalhos relacionados a consultoria, assessoria e a gestão desportiva. Atua na área docente do ensino superior/pós graduação. Proprietário da ARC Sports – Assessoria e Consultoria Esportiva, que desenvolve trabalhos educativos/esportivos, com implantação de trabalhos voltados para qualidade de vida, saúde, e performance em escolas, empresas, clubes e condomínios.