" O que eu vou ser quando crescer?"

Livro da Editora Mundo Mirim mostra para as crianças a importância das profissões e do trabalho
Todos já passaram pela fase onde pensam: “O que eu vou ser quando crescer?”. É uma preocupação natural de cada pessoa. Escolher a profissão é algo complicado e angustiante principalmente para os adolescentes. O mercado de trabalho oferece um leque enorme de opções, e há muitos fatores que influenciam na escolha. Pensar sobre isso mais cedo, pode ajudar a vencer esta etapa sem tanta angústia. Imitando as formigas possibilita às crianças a pensarem sobre a profissão que querem seguir.

Para contar às crianças como as profissões são importantes, esse livro usa o belo exemplo das formigas – insetos que não param nunca e sabem exatamente o que cada um tem de fazer, dentro e fora do formigueiro.

Imitando as formigas é dividido em três partes: há uma conversa inicial com o leitor, introduzindo-o ao tema, em seguida uma narrativa sobre dois amigos que descobriram sua vocação durante um passeio e, no final, informações específicas sobre várias profissões.

Com uma pincelada de humor nas ilustrações, a obra mostra que a  sociedade também é assim, ou seja, formada por pessoas que têm vários tipos de trabalho, todos muito importantes. Rosicler Grudzien, que fez esta obra em dupla com sua irmã Heliana – autora dos desenhos – descreve alguns tipos de profissões que existem nos tempos atuais e aproveita para contar a história de dois amigos que escolheram o trabalho deles justamente por causa das formigas.

Desde o gari ao maestro, Imitando as formigas fala sobre a dignidade e o valor do trabalho, assim como de cada profissão. O livro também tem como propósito aproximar as crianças da educação ambiental. Traz ainda espaço para desenhos e participação dos leitores na obra, além das datas comemorativas de cada profissão.

Editora Mundo Mirim

Ilustração: Heliana Grudzien
Autor: Rosicler Grudzien
I.S.B.N.: 978-85-617-3000-0
Formato: 21×28 cm
Indicação: Leitor em processo (9 a 10 anos)
Número de Páginas: 48 págs
Preço: 34,90

Sobre a autora: Rosicler Grudzien vive em Curitiba, onde é professora de Português e Literatura. Durante muitos anos dedicou-se à educação de crianças e jovens de escolas públicas do Estado do Paraná. Exerceu função de redatora de projetos educacionais e revisora de textos da Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Atualmente escreve para periódicos e jornais, redige apostilas e projetis educacionais e é autora de livros infanto-juvenis.

Sobre a ilustradora: Heliana Grudzien é artista visual, formada em Pintura pela Escola de Belas Artes do Paraná e pós-graduada em Artes Gráficas pelas academias de Belas Artes de Cracóvia e de Varsóvia, na Polônia. Atualmente mora em Curitiba, onde trabalha como autora e ilustradora de livros infato-juvenis com temas voltados à natureza e à defesa da ecologia.