O Reino Encantado de Ariano Suassuna no Sesc Santo André

Escritor paraibano falecido em julho deste ano é tema de ciclo de palestras ministrado por grandes nomes da Academia Brasileira de Letras

Nascido em João Pessoa em 1927, Ariano Suassuna iniciou a carreira como escritor aos 20 anos após um período de adversidades vindas com o assassinato de seu pai, João Suassuna, por motivações políticas. Ao criar o Movimento Armorial com outros colegas, entregou obras consagradas que exploravam por uma perspectiva singular a vida no sertão brasileiro, como “Auto da Compadecida”, sua obra-prima.

Esses e outros aspectos de sua vida serão explorados em O Reino Encantado de Ariano Suassuna, ciclo de palestras que começará em novembro no Sesc Santo Andrécom membros da Academia Brasileira de Letras. No primeiro encontro (02/11), o jornalista e escritor Antônio Torres realizará a palestra no teatro da unidade. Na próxima data (25/11), o professor e pesquisador Domício Proença Filho dará continuidade ao ciclo explorando novos temas sobre Adriano Suassuna.

Gratuitas, as palestras acontecerão às 20h30. Ingressos devem ser retirados na bilheteria do Sesc Santo André com uma hora de antecedência.

Palestra com Antônio Torres
Local: Teatro. Retirada de ingressos com 1h de antecedência na Bilheteria.

Censura: Livre

Grátis

04/11. Terça, às 20h30

Palestra com Domício Proença Filho
Local: Teatro. Retirada de ingressos com 1h de antecedência na Bilheteria.

Censura: Livre

Grátis

25/11. Terça, às 20h30

Sobre os Convidados:

Antônio Torres
Antônio Torres, 74 anos, é membro da Academia Brasileira de Letras desde abril de 2014. Foi repórter do Jornal da Bahia e de Última Hora. Viveu por três anos em Portugal. Dedica-se exclusivamente à atividade literária e mora em Itaipava, Petrópolis, RJ.

Romancista, estreou com “Um Cão Uivando para a Lua”, causando grande impacto e sendo considerado pela crítica “a revelação do ano”. O segundo romance, “Os Homens dos Pés Redondos”, confirmou as qualidades reconhecidas em “Um Cão Uivando para a Lua”. O grande sucesso, porém, veio em 1976, quando publicou “Essa Terra”, narrativa de fortes pinceladas autobiográficas que aborda a questão do êxodo rural de nordestinos em busca de uma vida melhor nas grandes metrópoles do Sul, principalmente São Paulo.

Foi condecorado pelo governo francês, em 1998, como “Chevalier des Arts et des Lettres”, por seus romances publicados na França até então.

Em 2006, Antônio Torres publicou o romance “Pelo Fundo da Agulha”, com o que fechou uma trilogia iniciada com “Essa Terra” e seguida com “O Cachorro e o Lobo”. Este livro foi um dos vencedores do Prêmio Jabuti e finalista do Prêmio Zaffari & Bourbon, da Jornada Literária Nacional de Passo Fundo.
Domício Proença Filho

Domício Proença Filho, 78 anos, é membro da Academia Brasileira de Letras desde 2006. Professor Emérito e Professor Titular de Literatura Brasileira da Universidade Federal Fluminense, aposentado. É Doutor e Livre-docente. Professor de Língua Portuguesa durante dezenas de anos em várias universidades, entre elas a UFRJ e a PUC-Rio, e em inúmeros estabelecimentos de Ensino Fundamental e Ensino Médio. Na condição do Professor Titular convidado (Gastprofessor), ministrou cursos de Literatura Brasileira na Universidade de Colônia, na Escola Técnica de Altos Estudos de Aachen e na Universidade de Tübingen. Conferencista e debatedor de seminários em Lisboa, Coimbra, Porto, Colônia, Roma, Bolonha, Madrid e Salamanca. Proferiu conferências em Tübingen e em Munique. Ministrou cursos de Comunicação na Petrobrás e no BNDES e cursos de atualização em Língua Portuguesa para 18 mil docentes na Universidade do Professor do Estado do Paraná.

Além de crítico e ensaísta, é autor de 55 livros. Tem dezenas de textos publicados no Brasil e no exterior. Organizou e publicou também várias seleções de textos com estudos críticos. Ficcionista, é autor do premiado “Breves Estórias de Vera Cruz das Almas”, atualmente esgotado. Também poeta, teve vários dos seus poemas encontram-se traduzidos em italiano. “Oratório dos Inconfidentes” foi objeto de teses de pós-graduação.

Na área de Língua Portuguesa, é autor de “Por Dentro das Palavras da Língua Portuguesa” e de vários livros didáticos, entre eles as séries “Comunicação em Português”, composta por quatro volumes, e “Noções de Gramática em Tom de Conversa”. Em 2010, publicou “Nova Ortografia da Língua Portuguesa – Guia Prático”.

É membro da Academia Brasileira de Filologia, da Academia Carioca de Letras, da Academia de Artes, Ciências e Letras da Ilha de Paquetá e do PEN Clube do Brasil.