“O sucesso é uma construção”, diz Leo Fraiman durante palestra na Bett Educar 2017

Por Rafael Pinheiro

Fala-se, na contemporaneidade, sobre os impactos que permeiam as relações – em todas as idades e âmbitos sociais. As habilidades socioemocionais (inteligência emocional e relacionamento interpessoal) transcendem espaços, tempos, lugares e instaura sua importância nas competências do século XIX. Porém, essa discussão é ampla, densa e extensa, com os seguintes questionamentos iniciais: como é possível, nesse século de relações voláteis, estabelecer um contato consistente? Como é possível, para o ambiente escolar, construir e desenvolver habilidades significativas nos alunos? Como é possível, então, educar para a humanização e para o empreendimento individual?
Essas e outros questionamentos foram respondidos durante a fala de Leo Fraiman, na palestra intitulada “Projeto de Vida e Empreendedorismo”, que ocorreu na tarde desta quinta-feira (11) na Bett Educar 2017. Para o psicoterapeuta, escritor, palestrante, criador da Metodologia OPEE e autor da coleção Empreendedorismo e Projeto de Vida (editado pela FTD Educação), o projeto de vida começa com o autoconhecimento e deve ser um processo contínuo – e desde os primeiros anos de vida.

“O autoconhecimento é um processo no qual a pessoa vai percebendo seus pensamentos, sentimentos e comportamentos e, a partir daí, construindo uma identidade que lhe dê um senso de estabilidade perante o mundo em constante mudança. É preciso fomentar valores como empatia e cooperação”, disse Leo Fraiman.
E, para construir um projeto de vida, algumas características são importantes, como: escrever, elucidar, edificar, excelência, entusiasmo, elogio, expressão, esperança, energia, empoderamento, eficácia, envolvimento, escuta e empreendedorismo. “Por empreendedorismo não digo apenas em relação comercial, nem todos querem abrir um negócio, mas é necessário ter uma atitude empreendedora de trabalhar com energia, já que o sucesso é uma construção”, ressaltou o palestrante. Se não houver uma atitude empreendedora, complementa Leo Fraiman, o aluno não terá uma relação de vínculos, afetos ou de confiança, gerando competitividade, violência, bullying, desmotivação, indisciplina, causando uma falta de sentido. “A função do educador é ajudar o aluno a chegar em sua melhor forma”, finalizando a apresentação.

Bett Educar 2017 – São Paulo – Brasil
Data: de 10 a 13 de maio
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center (antigo Imigrantes Expo)
Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – São Paulo-SP