Os desafios da coordenação
Existem variações no papel da coordenação pedagógica de acordo com a estrutura, o tamanho e a filosofia da instituição de ensino. Em algumas escolas, o diretor exerce a função de coordenador e, em outras, o coordenador desempenha a função de orientador pedagógico concomitantemente. A rotina escolar é pautada por um ritmo intenso, com muitas “urgências” e ações simultâneas, por isso se não houver foco e priorização das atividades, podem ocorrer sérios problemas organizacionais.
Muitas dificuldades ocorrem pelo fato de o trabalho da coordenação ser variado, imprevisível e sujeito a mudanças e ajustes diários. O que ocorre na prática é uma centralização de tarefas, desvirtuando o papel do coordenador, que passa a maior parte do tempo “apagando incêndios”, resolvendo problemas fora de sua área e suprindo a necessidade de atenção e afeto dos alunos, professores e pais. Processos de melhorias organizacionais e de gestão podem amenizar essas características.
Segundo Rosabeth Moss Kanter, os coordenadores e gerentes precisam de organização, gestão, técnicas de liderança e intuição para conseguirem tomar decisões de forma rápida e assertiva. Outra característica imprescindível é a capacidade de se sentir confortável em meio a pressões bilaterais.
O papel da coordenação de uma instituição de ensino é prover direcionamento, facilitar o aperfeiçoamento da equipe e buscar resultados efetivos pelo uso eficiente dos recursos humanos, físicos e financeiros da instituição.
- Prover direcionamento ;
- Proporcionar liderança e obter o comprometimento da equipe;
- Facilitar mudanças;
- Liderar inovações e correções de rota, em busca de objetivos comuns;
- Atingir resultados;
- Conduzir o corpo docente para atingir metas preestabelecidas;
- Satisfazer as necessidades;
- Garantir a qualidade e a visibilidade da prestação de serviços educacionais;
- Recursos humanos;
- Construir relacionamentos, gerar vínculos afetivos e gerenciar pessoas.
Perfil do coordenador
- O perfil do cargo necessita que a pessoa que o exerça tenha e desenvolva algumas competências:
- Orientação para resultados: a capacidade de fixar e atingir metas, criar medidas de excelência e buscar a melhoria contínua.
- Comunicação: a capacidade de se comunicar constantemente com o grupo de forma clara e persuasiva, verbalmente, por escrito e através da linguagem corporal.
- Foco nos alunos e nas famílias: busca pelo crescimento e formação do aluno e, por consequência, a satisfação da família.
- Liderança: a capacidade de formar vínculos afetivos, motivação, respeito e inspiração.
- Resolução de problemas: capacidade de analisar situações, identificar problemas e estabelecer soluções.
- Trabalho em equipe: trabalhar de forma cooperativa com toda a equipe, sem favorecimentos.
- Formação de professores: desenvolver ações que promovam o estudo e as trocas pedagógicas entre professores com o intuito de melhorar os processos de ensino e aprendizagem no contexto escolar.
Gerente + Líder = Coordenador
O gerente se preocupa em atingir suas metas por meio da gestão, acompanhamento e análise de resultados. O líder focaliza o desenvolvimento, a inter-relação e a motivação das pessoas. Gestão está relacionada a sistematização de processos, documentação e gerenciamento de projetos, divisão e descrição de funções, reuniões periódicas (constância e periodicidade), análise de desempenho, gestão de tempo e planejamento estratégico com metas e objetivos concretos.
Liderança está ligada ao desenvolvimento de pessoas, promovendo uma política de monitoramento, isto é, um acompanhamento que gere um clima de confiança e segurança para que o colaborador possa evoluir sem estresse, por meio de uma comunicação eficaz, do uso de processos decisórios participativos, gerenciamento de conflitos, meritocracia extrínseca e intrínseca, negociação de acordos e apresentação de ideias.
Portanto, para ser um bom coordenador, é preciso ter inteligência emocional (inteligências intrapessoais e interpessoais) para liderar e uma boa capacidade gerencial para controlar e organizar os processos.