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Guia para Gestores de Escolas

Os pilares para uma boa gestão educacional

Se olharmos o modelo de educação e gestão das décadas de 70, 80 e 90 observamos naquele tempo, poucas instituições de ensino particulares aplicando o conceito tradicional de ensino e aprendizado. Renomados professores na antiga aula com giz, lousa e saliva e as Instituições de Ensino tradicionais com seu modelo de gestão onde a prioridade era atender os processos internos de cada área e a famíilia e o aluno era obrigado a se adaptar a estas regras.

Em pouco tempo com o avanço da tecnologia, o evento internet, globalização, mídias digitais, as instituições tiveram que se reinventar e agora esse modelo é irreversível. A partir de agora o ensino irá experimentar conceitos totalmente diferentes. As relações entre instituição, gestão, aluno e professor que já passa por uma mudança global sofrerão grandes transformações. As instituições que não se reinventarem perderão espaço e consequentemente perderão alunos.

O processo de escolha de uma instituição de Ensino e de um curso depende diretamente dos estudantes e também da família dependendo do nível do ensino (infantil, fundamental, médio e superior). O que fazer então para que uma instituição seja reconhecida com excelência em gestão educacional? Deve-se levar em consideração 3 pilares importantíssimos para uma boa gestão educacional – Recursos Humanos, Tecnologia da Informação e Processos.

Quando falamos em Recursos Humanos é importante ressaltar a necessidade de identificação dos talentos dentro da Instituição. Quando falamos de colaboradores ou funcionários, os mesmos devem ser capacitados dentro de suas áreas de atuação, deve-se identificar se o profissional está habilitado para a tarefa, atendimento, administrativo, financeiro, “Call Center”. A excelência no atendimento é uma valor agregado fundamental numa instituição de ensino, visto que a base de relacionamento é a interação humana. Dentro do planejamento de uma institução a captação de alunos é fundamental, mas é necessário um programa de retenção de forma a reduzir o indicador de evasão e com certeza um excelente atendimento contribui para este resultado. Quando falamos em recursos humanos também estamos falando de professores, e neste caso nos dias de hoje as instituições de ensino tem a obrigação de capacitar seus docentes em novas técnicas de apresentação, metodologia e didática. É neste momento que a Tecnologia da Informação e Recursos Humanos se juntam dentro do planejamento estratégico de uma instituição de ensino.

A Tecnologia da Informação através de todas as ferramentas digitais além de auxiliar os docentes em sala de aula, dará a eles o alinhamento necessário na linguagem destes novos alunos da chamada “Geração Y” que já chegam conectados em seus smartphones, Ipad’s, Tablets e Notebooks, além de sua característica questionadora e imediatista.

Dispositivos móveis e soluções de automação de processos com certeza irão colaborar com as instituições de ensino na gestão de todas as etapas do ciclo de vida de um aluno dentor da escola, seja no processo de captação, na matrícula, no decorrer do curso, na sua conclusão e no acampanhamento de egressos. Os novos modelos de captação através do uso de BI (“Busines Inteligence”), acompanhamento das mídias sociais e o cruzamento destas informações, dará à instituição grande vantagem competitiva aproximando os estudantes antes deles procurarem a escola. Em breve a adoção de ferramentas de produtividade digital permitirá melhor avaliação do aluno, do professor, das disciplinas, da coordenação do curso, da estrutura da escola e a relação direta de todos os insumos vinculados à marca da escola, o que posssibilitará o diferencial mediante à concorrência.

 A adoção colaborativa de aplicativos onde alunos ensinam alunos em projetos já existentes (Quem ensina aprende) trarão um diferencial para a instituição. Livros e apostilas sendo comercializados via “Apple Store e Google Play” e sendo digitalizados permitirão identificar rapidamente as dificuldades de aprendizado compartilhando com seus colegas e aprimorando o ensino e aprendizado. Nos modelos de ensino à distância e avaliações digitais (simulados) poderemos obter estatísticas para que os professores avaliem o desempenho da turma e os alunos avaliem o seu desempenho em relação aos demais. Nesta etapa o professor é fundamental para interagir e criar o engajamento e a troca de experiências entre os alunos.

Diante deste mundo de possibilidades precisaremos também o desennho e o desenvolvimento de processos bem definidos.  Mediante o recurso humano habilitado e motivado, com as tecnologias a seu dispor e processos estruturados o desafio estará lançado para as instituições de ensino apresentarem seus diferenciais e fixarem suas marcas tradicionais no mercado educacional tão concorrido.

Além da parte acadêmica e pedagógica, para a ter grande importância outros setores de uma instituição de ensino como o atendimento, secretaria, financeiro, área de estágios, setor de bolsas, orientação padagógica e demais setores que complementam a vida acadêmica do aluno. A secretaria e o atendimento de uma instituição de ensino tem um papel fundamental neste processo de gestão acadêmica, pois são detentores de grande parte de informações da vida acadêmica dos alunos.  Neste aspecto um setor de inteligência se faz necessário pois poderá transformar processos, propor melhorias na captação utlizando mídias e plataformas digitais, acompanhará a evolução dos alunos informando indicadores para coordenadores e professores, além de desenvolver processos de retenção com objetivo de redução dos indicadores de evasão.

Para as Instituições com várias unidades de negócio que possuem o ensino médio, graduação, pós-graduação é necessário um processo de planejamento estratégico de forma a buscar identificar o real ciclo de vida do aluno na escola. Esse seria o pulo do gato onde o aluno entraria no ensino médio e sairia depois de concluir sua pós-graduação.

Para as instituições menores segmentadas pelos níveis acadêmicos cabe um trabalho exaustivo de captação, mas especialmente de retenção atualizando suas estruturas curriculares, automatizando processos, identificando as fragilidades dos conteúdos ministrados, da estrutura oferecida, mas especialmente capacitando funcionários, professores e corpo docente de forma a transformar a convivência de alunos e familiares numa extensão de suas casas.

Concluo com o pensamento de que estamos vivendo um processo avançado de mudanças, com impactos nos vários segmentos, econômico, ambiental, cultural, empresarial. E nesse contexto para que as instituições de ensino consigam sobreviver de forma sustentável e competitiva é necessário investir em seus talentos. A sociedade do conhecimento e da informação rápida e sem barreiras demanda flexibilidade, agilidade, ousadia, sustentadas pelos pilares da infra estrutura e processos da instituição, a tecnologia utilizada e fundamentalmente o recurso humano capacidato (o perfil dos profissionais) pois estamos vivenciando a era do capital intelectual e da economia criativa.

  

Paulo Roberto La Selva é Gestor Acadêmico da Fundação Armando Alvares Pentado – FAAP e será palestrante no Seminário: Gestão Eficaz da Secretaria Acadêmica, organizado pela HUMUS.

     

 

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