Pela primeira vez, alunos do ensino médio tornam-se delegados durante simulação de uma Assembleia Geral da ONU na FAAP.

O objetivo é discutir a reforma do Conselho de Segurança. Outro tema será a anexação da Crimeia à Rússia. Evento começa nesta quarta-feira (3/6)

Mais de 500 alunos participam do XI Fórum de Discussão Estudantil, que ocorre no campus da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), em São Paulo. Os alunos são de 41 colégios de São Paulo, Capital e interior – Rio Claro, São José dos Campos e Valinhos – e de Minas Gerais – Belo Horizonte. Os estudantes representarão 14 comitês e pela primeira vez em São Paulo participam da simulação de uma Assembleia Geral para discutir o polêmico tema sobre a reforma do Conselho de Segurança. Evento começa nesta quarta-feira (3/6) e termina no sábado (6/6).

A Assembleia é um organismo democrático da ONU em que todos os 193 países estão representados e podem se expressar. Normalmente, as sessões têm até 40 delegados, mas no Fórum FAAP serão 140 alunos, representando 70 países. O evento, pioneiro em simulação educativa para o ensino médio no Estado de São Paulo, também terá um Gabinete Russo Presidencial, em que os alunos se colocarão no papel dos russos para avaliar a anexação da Criméia à Rússia.

Outros temas em debate serão Disputas em Alto Mar – Questão Marítima Peru v. Chile; A exploração do trabalhador na indústria têxtil do continente asiático; O controle da epidemia do vírus ebola; e Definindo novas políticas de imigração.

“O XI Fórum FAAP será inesquecível – um evento que privilegia não só o estudo, mas também a capacidade de negociação, de diálogo e a identificação de interesses harmonizados entre tantos jovens talentosos”, assegura a professora Fernanda Magnotta, coordenadora do curso de Relações Internacionais da FAAP, para quem o objetivo é trabalhar com habilidades múltiplas e interdisciplinaridade, desde oratória, até conhecimentos históricos, biológicos, sociais e geográficos.

Os coordenadores dessa edição são alunos da FAAP dos cursos de Relações Internacionais, Direito, Moda, Publicidade e Propaganda, Radio e TV, Administração e Engenharia. Desde a primeira edição, estima-se que o Fórum já teve a participação de mais de 2 mil alunos, que trocaram experiências e agregaram informações importantes para o futuro profissional e pessoal. Informações pelo link http://www.faap.br/forum_2015/.