Peretz inaugura praça de alimentação com chi

Escola paulista inicia o ano letivo, oferecendo aos alunos diversidade gastronômica aliada à prática de educação financeira

Um cartão de identificação que permite fazer refeições saudáveis e variadas e, ao mesmo tempo, controlar o saldo financeiro, assim como a entrada e saída da escola são algumas das novidades que o Colégio I. L. Peretz está implementando neste ano.

O primeiro passo para essas transformações, que visam oferecer ao alunos e pais um ambiente escolar mais agradável e seguro, e sempre, através de suas ações, educar, foi o de criar uma pequena praça de alimentação na Escola.

“Atentos às orientações das autoridades governamentais, que preconizam a venda de alimentos saudáveis nas cantinas escolares, quisemos oferecer maior e mais saborosas opções, dentro do que os alunos gostam”, afirma Carlos Dorlass, diretor geral do Peretz. Assim, no ano passado, uma empresa abriu na unidade do Ensino Fundamental II e Médio uma temakeria, que fica em um local agradável e tem feito grande sucesso com os estudantes. Também, há espaço para uma cantina que prepara salgados assados, oferece frutas e outros quitutes, e um restaurante, que funciona no horário de almoço e tem um cardápio montado por uma equipe de nutricionistas.

Essa área de alimentação serve aos professores e alunos e o pagamento é feito por meio de um cartão de identificação, fornecido no início do período letivo para cada estudante.

O cartão de identificação traz um chip, pelo qual é possível controlar a entrada e saída dos alunos da escola e que também pode ser carregado com o valor que se deseja e a qualquer tempo, fazendo as vezes de um cartão de débito.  “O cartão pode ser carregado online e também presencialmente, com dinheiro ou cartão de débito, sempre respeitando as necessidades de cada família”, explica Allan F. Chaves, gerente financeiro e administrativo, que acrescenta: “O uso do cartão permitiu um aprimoramento em questões de logística, já que extinguiu o manuseio de dinheiro e tirou essa incumbência de funcionários; gerou mais conforto e segurança para os alunos, evitando filas (a transação leva cerca de 4 segundos) e, no caso de perda do mesmo, ele pode ser cancelado e substituído rapidamente”.

Vale ressaltar que, entre todos os benefícios, há o de que os pais podem ter acesso à movimentação de seus filhos através de uma área restrita do site do Colégio, onde visualizam um extrato de valores, datas e locais em que cartão foi utilizado.

O Prof. Carlos Dorlass acentua que a utilização do cartão como forma de pagamento pressupõe um trabalho de educação financeira, já que os alunos tem de controlar seus gastos de acordo com seu saldo, atualizado a cada compra, e com o que seus pais permitem, como o limite diário.

Dessa maneira, fatores como alimentação saudável, maior autonomia financeira e responsabilidade estão presentes no cotidiano escolar de um jeito leve e gostoso.