Conversa com o Gestor — Associação Crescer Sempre / E.E. Governador Miguel Arraes: escolarização que funciona

Criada em 1998 pela empresa Porto Seguro, a Associação Crescer Sempre desenvolve um trabalho de apoio educacional relevante na comunidade carente de Paraisópolis, através de escolas próprias e de parcerias com unidades da rede estadual, entre outros projetos. Uma delas é a E.E. Governador Miguel Arraes, foco desta reportagem. Veja como funciona seu modelo de parceria, que tem inspirado outras experiências Brasil afora.

Em seu primeiro ano de atividade, em 2007, a Escola Estadual Governador Miguel Arraes, voltada aos anos iniciais do Ensino Fundamental, fez “história” na cidade de São Paulo: registrou o mais baixo desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado (Idesp) entre todas as unidades da rede, com nota média de apenas 1,47. Era um péssimo começo para uma instituição que deveria desafogar a demanda sobre a E.E. Homero dos Santos Fortes, sua vizinha de muro, ambas localizadas no miolo da comunidade carente de Paraisópolis, no Morumbi, na zona Sul de São Paulo.
diretora-maria-elisabethMas o índice combinava bem com o cenário em que foi “entregue” a Miguel Arraes: sem telefone nem internet, somente com uma diretora designada, sem funcionários para acompanhar a entrada e saída das crianças, e com “sérios problemas de infraestrutura”, incluindo a lama que invadiu suas instalações como reflexo da primeira chuva forte de verão. “Havia ainda uma clientela muito desassistida, crianças que não tinham sequer passado pela pré-escola. Ninguém queria vir para cá”, conta a diretora titular Maria Elisabeth Gambini, que assumiu o cargo no final de 2008.

“A Miguel Arraes era uma escola desacreditada”, lembra Elisabeth, que encarou o desafio de mudar a história precocemente negativa. Nem que para isso tivesse que, no início, pedir auxílio aos moradores para o controle da saída das crianças no final da tarde. Entretanto, além do apoio da comunidade, a diretora buscou a parceria com a Associação Crescer Sempre, que desenvolvia, havia mais de uma década, projetos com escolas estaduais da região.

e-e-governador-miguel-arraes

A principal demanda de Maria Elisabeth naquele momento era oferecer uma alternativa aos alunos no horário do recreio. “Eu precisava de gente para cuidar dessas crianças e não tinha.” Mais do que isso, entretanto, era necessário desenvolver o hábito do convívio coletivo entre os alunos, o que deu origem ao Projeto Jogos e Brincadeiras. Desenhado pela Crescer Sempre em conjunto com a direção da escola, ele disponibiliza monitores contratados pela entidade, que propõem exercícios lúdicos às crianças durante os intervalos, de forma a trabalhar a autoestima, os valores da convivência e a cultura da infância.

A parceria com a Associação avançou e se desdobrou em programas de formação e capacitação dos professores nas áreas de Matemática e Língua Portuguesa, além do apoio psicopedagógico aos alunos e atividades de contação de histórias, incluídas na matriz curricular.

O processo de formação é facultativo, acontece dentro dos horários do HTPC, e chega a registrar adesão de 100% dos educadores. É uma dinâmica que a equipe do Crescer Sempre qualifica como “empoderamento do professor”, pois lhe dá recursos didáticos e teóricos indispensáveis a uma atuação mais assertiva dentro da sala de aula. Os consultores externos, inclusive, acompanham o trabalho do docente, com vistas a orientá-lo sobre posturas, atitudes e experiências mais eficazes.

Diferente das capacitações oferecidas pelo Estado, “100% teóricas e macro”, conforme define Elisabeth, a metodologia desenvolvida pela parceria foca o cumprimento diário do programa e a necessidade de planejamento das aulas. Além disso, acrescenta a diretora, ao trazer um consultor externo, facilita a interlocução do gestor com o professor. “O professor se sente mais seguro”, mesmo porque, o convívio entre todos – educadores, pais e alunos – se torna bem mais pacífico, diz. Em dezembro de 2012, quando completou quatro anos de direção na Miguel Arraes, a diretora Maria Elisabeth teve muito que comemorar, não apenas pela evolução registrada junto ao Idesp (Veja o quadro abaixo), mas também porque diminuíram significativamente as brigas entre os estudantes.

A ESCOLA

escola-miguel-arraesUma das parceiras da Associação Crescer Sempre

Localização: Rua Herbert Spencer, s/n – Paraisópolis (região do Morumbi, zona Sul de São Paulo)

Ciclos escolares: Ensino Fundamental – 4ª Série; e Ciclo inicial de 9 anos – 1º ao 4º ano

Regime de aula: Meio período

Nº de alunos: 1.000 alunos divididos em 28 turmas

Equipe: Diretora, vice-diretora e uma coordenadora. 28 professores (dos quais apenas dez efetivos em 2012). Dois agentes de organização escolar (para atuar na secretaria e como inspetor de aluno)

Instalações: Criada em 2007, a escola apresenta 14 salas de aulas, pátios internos amplos e bem cuidados e quadra externa.

Por Rosali Figueiredo
Fotos: Fábio Nunes e Rosali Figueiredo