Período de Decisões! O momento para matrícula e rematrícula

Geralmente, em novembro, as escolas estão em fase de plantões para matrículas e rematrículas. Agora é a hora de pegar pesado!

Por Carina Gonçalves

Estamos, praticamente, no final do ano letivo. Período de rematrículas a todo vapor, pais questionando valores, recursos, descontos e muitos outros itens que deixam os gestores de cabelo em pé. Calma, agora é a hora de empreender e garantir novos e permanentes “clientes” em sua escola.

Sabemos que não está fácil para ninguém. A inflação não cessa e, com isso, os custos de uma empresa também só parecem aumentar. Ainda, muitas pessoas (que não conhecem a fundo como é administrar uma escola) dizem que os seus mantenedores são ricos. Podemos dizer que sim, são ricos de vontade de trabalhar e por não desistirem de seus sonhos.

Como qualquer outro setor, o mercado educacional sofre com a crise nacional. No entanto, às vezes o menos pode significar mais. Há exemplos de pais inadimplentes que, de fato, não têm como manter os filhos em escolas particulares (por diversos motivos) e, infelizmente, tendem a migrar para o ensino público. Nestes casos, não adianta o gestor mantê-los, pois o custo de alunos não pagantes é muito alto para uma instituição/empresa.

O foco deve ser direcionado a outros setores que lhe garantam a folha de pagamento dos funcionários e professores ao final do mês. Como dica, penso em muitas estratégias comerciais que podem ser adotadas e colocadas em prática, que resultam em possíveis sucessos. Anote ai algumas delas:

– Feche convênio com empresas da região, oferecendo descontos para os funcionários;
– Pais de alunos que indicarem a escola como referência podem ganhar brindes e ou descontos;
– Faça parceria com escolas da região que não oferecem o mesmo serviço que a sua empresa;
– Visite estabelecimentos freqüentados pelo público alvo que deseja conquistar e elabore parcerias com os proprietários para troca de publicidade;
– Faça planos especiais para familiares – além de irmãos, para primos, por exemplo;
– Faça muita propaganda de sua escola e evidencie seus diferenciais – para isso indico que seja feito por pessoas qualificadas e com sensibilidade para produção de conteúdo e arte;
– E por fim, quando chegar o momento de novos contratos, sorria e agradeça pela confiança. A cordialidade e simplicidade ajudam muito na conquista dos sonhos e dos objetivos.

Boa sorte e que até o final deste mês novas oportunidades prosperas aconteçam para todos!