A personificação do lúdico

O palestrante Rodrigo Libânio já ultrapassou a marca de mil apresentações, seja em centros culturais renomados, bibliotecas ou espaços abertos, a tônica é sempre a mesma: encantar e transcender o texto nu e cru. E transcendeu mesmo. Há 16 anos contando histórias para públicos de todas as faixas etárias, atualmente Libânio dedica-se a percorrer escolas e cursos de Pedagogia contando histórias que inspiram professores. Ele mostra para os educadores como tornar as histórias mais interessantes, convidando a plateia a interagir e desenvolver um grau de cumplicidade inédito com o texto.
A título de exemplo, imagine uma palestra que pretende refletir sobre a prática em sala de aula sob o viés da história dos amigos que casaram com professoras tradicionais e construtivistas, respectivamente. A piada desempenha a função de trampolim para considerações mais refinadas e amplas. Transitando entre esses dois públicos – educadores e educandos – Libânio não abandona o lúdico em seus recentes trabalhos. A história dos trabalhos de Hércules, que para chegar até a morada dos deuses tem que enfrentar vários monstros mitológicos, é narrada de forma leve e divertida. E com direito a alguns sustos.
Para atingir seu objetivo Libânio lança mão de diversos recursos, além da própria empolgação pelas letras que ele sabe exteriorizar com maestria: sons, imagens, teatro de sombras, objetos cênicos e brinquedos. Resgatar o hábito da leitura e estimular os indivíduos a descobrirem o lado contador de histórias de cada um também seriam contemplados nesse processo criativo.
Possuidor de um estilo despojado, despretensioso e acolhedor, Libânio mantém um canal no Youtube onde aborda temas diversos, além das contações propriamente ditas, inclusive tecendo observações acerca das práticas pedagógicas dominantes, desconstruindo estereótipos e refletindo sobre saias-justas diversas inerentes ao mundo das letras.
Em 2015 Libânio lançou seu primeiro livro infantil “Eu gosto muito da minha vó, minha avó é muito legal, eu gosto muito dela”, buscando inspiração nas histórias das múltiplas avós que o influenciaram, uma espécie de materialização das narrativas orais que o tornaram referência. No mês de setembro de 2016 lançou o seu segundo livro “Bolo de chocolate recheado de frutas com cobertura de chocolate”. O cuidado gráfico surpreende e o autor justifica que é necessário contemplar diversos tipos de estímulos para capturar a atenção principalmente do público jovem.