Pesquisa aponta importância da colaboração no ensino

Mais de 90% dos entrevistados afirmam que as escolas deveriam ter foco em preparar os alunos para o mercado de trabalho

De acordo com o estudo “O Papel da Educação na construção de habilidades”, realizado pela Wainhouse Research, empresa de pesquisa de mercado especializada em questões críticas de comunicação unificada e colaboração, a grande maioria das pessoas acredita que a colaboração é uma aptidão que pode e deve ser ensinada para ajudar os estudantes a se destacarem no mercado de trabalho. Mais de 90% dos participantes acreditam que saber trabalhar de forma colaborativa é muito importante, perdendo apenas para a capacidade de solucionar problemas. A pesquisa, patrocinada pela SMART Technologies, empresa líder em soluções tecnológicas e colaborativas para educação, ouviu mais de 1.000 professores, pais e estudantes do Reino Unido e da América do Norte.

Os entrevistados apontam que há uma defasagem entre a necessidade de preparar o aluno para o mercado de trabalho e o que realmente é colocado em prática. Mais de 90% acreditam que as escolas deveriam ter ao menos algum foco em capacitar para a vida profissional e apenas 53% afirmam que realmente existe este foco. “Esperar que a educação básica prepare o aluno para ser um profissional de sucesso também se apresenta como uma tendência no Brasil. A SMART sabe que colaboração é fundamental para que os alunos desenvolvam habilidades que garantam o sucesso de sua carreira e, por isso, nossas tecnologias estimulam o aprendizado em equipe, natural e intuitivo. Muitas das atividades propostas em nossos softwares só podem ser concluídas com a participação de todos os alunos do grupo,” afirma Nelson Mariano, Country Manager da SMART no Brasil.

Confira todos os dados da pesquisa abaixo:

Entre os entrevistados:

95% afirmam que a colaboração é uma habilidade importante, perdendo apenas para a capacidade de resolver problemas.

91% acreditam que os educadores precisam aprender a fomentar habilidades de colaboração.

[if !supportLists]Ø  [endif]87% dizem que a colaboração deveria ser oficialmente incluída no currículo escolar.

Por que a colaboração é importante?

Promove participação ativa entre os estudantes – 92% concordam.

É fundamental para o crescimento econômico – 92% concordam.

É imprescindível para o sucesso do aprendizado – 90% concordam.

Encoraja os alunos a serem responsáveis pela própria educação – 88% concordam.

A lacuna:

94% acreditam que a escola deveria ter ao menos algum foco em preparar os alunos para o mercado de trabalho.

Apenas 53% afirmam que a escola realmente tem foco em capacitar para a vida profissional.

Conhecimento x Habilidade:

12% acreditam que conhecimento é mais importante que habilidade.

42% afirmam que habilidade é mais importante que conhecimento.

46% dizem que ambos têm o mesmo peso.

Ranking das habilidades mais importantes:

1. Capacidade de resolver problemas.

2. Colaboração.

3. Persistência.

4. Criatividade.

5. Conhecimento acadêmico.

6. Liderança.

Sobre a SMART Technologies

A SMART Technologies Inc. é líder em soluções tecnológicas que facilitam formas de interação colaborativa em escolas e locais de trabalho ao redor do mundo, possibilitando experiências altamente produtivas e engajadoras nestes ambientes. A SMART oferece soluções integradas de hardware, software e serviços para garantir performances avançadas, além de ser líder mundial de displays interativos. Cerca de 70 milhões de professores e alunos do mundo todo usam as soluções da SMART para tornar o aprendizado mais interativo, envolvente, eficaz e divertido.