Pesquisa EXPLORA / GRUPO RABBIT – Rematrículas 2024
Colunas e Opiniões
Todos os dados que serão apresentados foram coletados nas pesquisas de intenção de rematrículas, realizadas pelos líderes de 410 escolas particulares clientes da Rabbit.
Após o retorno das férias de julho, dependendo do nível de satisfação, as famílias começam a pensar na permanência ou não dos seus filhos nas escolas. Neste momento, elas estarão com a imagem seletiva* sensível a tudo o que diz respeito a estabelecimentos de ensino. Portanto, a instituição deve lançar a campanha de rematrículas em agosto ou setembro para fazer com que as famílias de seus alunos não tenham foco em mudanças, desfazendo-se da ideia de transferi-los de escola e ficando com a sensação de missão cumprida o mais rápido possível.
Antecipação da rematrícula – A Rabbit considera as estratégias de encurtamento do período das rematrículas um case de sucesso, comprovado pelo acompanhamento de centenas de escolas na última década e meia. O princípio básico é fazer com que as famílias sejam menos influenciadas por outras pessoas, pelas mídias e pela concorrência. Quanto maior é a crise, mais difícil é convencer os clientes inseguros a antecipar as rematrículas. A Explora, empresa de pesquisas do grupo Rabbit, trata como meta de segurança a marca de 75% de alunos rematriculados até 31 de outubro.
* Imagem seletiva é o foco da pessoa para uma determinada zona de interesse.
Lançamento da rematrícula
Mais de 70% das escolas pesquisadas lançaram as rematrículas em agosto e setembro.
Os dados das análises de desempenho demonstram que, na maioria das vezes, os índices de antecipação, retenção e inadimplência estão intrinsecamente ligados. |
Agosto | Setembro | Outubro | Novembro | |
Centro-Oeste | 25,0% | 50,0% | 20,0% | 5,0% | |
Nordeste | 5,0% | 30,0% | 60,0% | 5,0% | |
Norte | 10,0% | 55,0% | 35,0% | 0,0% | |
Sudeste | 30,0% | 60,0% | 5,0% | 5,0% | |
Sul | 35,0% | 60,0% | 5,0% | 0,0% |
Parcelamento da 1ª parcela da anuidade
80% das escolas pesquisadas irão dividir a primeira parcela em 3 vezes ou mais.
Sugiro oferecer duas opções para os clientes: pagamento da anuidade à vista ou dividida em 13 parcelas, sendo a primeira dividida em algumas vezes. Quanto mais extenso for o parcelamento, menos impacto acarretará no orçamento familiar. Não deixe a última parcela para dezembro, nesta época os pais terão muitos gastos extras. |
Não cobra a rematrícula | 5,0% |
À vista | 7,0% | |
1 vez – 30 dias | 3,0% | |
2 vezes | 5,0% | |
3 vezes | 45,0% | |
4 vezes | 25,0% | |
5 vezes | 10,0% |
Percentual de desconto no parcelamento
Qualquer que seja a promoção, nunca crie uma escala de premiações. Se o parcelamento é para o pagamento em cinco vezes a partir de agosto, não dê a opção para pagamento em quatro vezes no mês de setembro, três vezes em outubro e assim por diante. Desta forma, minimizaremos a penalidade da família que não efetivar a rematrícula na data estipulada.
Muitas escolas cobram na matrícula um valor menor que nas demais mensalidades, cometendo o erro de dar o desconto e não avisar ao cliente. |
30% de desconto | 27% |
20% de desconto | 18% | |
50% de desconto | 12% | |
Sem desconto | 10% | |
10% de desconto | 10% | |
25% de desconto | 8% | |
5% de desconto | 7% | |
15% de desconto | 6% | |
10% de desconto | 2% |
Forma de envio da rematrícula – Mesmo com a aceleração dos processos on-line depois da pandemia, mais de 30% das escolas e clientes ainda preferem a rematrícula impressa.
Mantenedores | Famílias | |
Impressa | 33% | 32% |
Online | 60% | 68% |
Automática* | 6% | |
Outros | 3% |
Boas rematrículas!