Pesquisa EXPLORA / GRUPO RABBIT – Rematrículas 2024

Todos os dados que serão apresentados foram coletados nas pesquisas de intenção de rematrículas, realizadas pelos líderes de 410 escolas particulares clientes da Rabbit.

Após o retorno das férias de julho, dependendo do nível de satisfação, as famílias começam a pensar na permanência ou não dos seus filhos nas escolas. Neste momento, elas estarão com a imagem seletiva* sensível a tudo o que diz respeito a estabelecimentos de ensino. Portanto, a instituição deve lançar a campanha de rematrículas em agosto ou setembro para fazer com que as famílias de seus alunos não tenham foco em mudanças, desfazendo-se da ideia de transferi-los de escola e ficando com a sensação de missão cumprida o mais rápido possível.

Antecipação da rematrícula – A Rabbit considera as estratégias de encurtamento do período das rematrículas um case de sucesso, comprovado pelo acompanhamento de centenas de escolas na última década e meia. O princípio básico é fazer com que as famílias sejam menos influenciadas por outras pessoas, pelas mídias e pela concorrência.     Quanto maior é a crise, mais difícil é convencer os clientes inseguros a antecipar as rematrículas. A Explora, empresa de pesquisas do grupo Rabbit, trata como meta de segurança a marca de 75% de alunos rematriculados até 31 de outubro.

* Imagem seletiva é o foco da pessoa para uma determinada zona de interesse.

Lançamento da rematrícula

Mais de 70% das escolas pesquisadas lançaram as rematrículas em agosto e setembro.

Os dados das análises de desempenho demonstram que, na maioria das vezes, os índices de antecipação, retenção e inadimplência estão intrinsecamente ligados.

Agosto Setembro Outubro Novembro
Centro-Oeste 25,0% 50,0% 20,0% 5,0%
Nordeste 5,0% 30,0% 60,0% 5,0%
Norte 10,0% 55,0% 35,0% 0,0%
Sudeste 30,0% 60,0% 5,0% 5,0%
Sul 35,0% 60,0% 5,0% 0,0%

Parcelamento da 1ª parcela da anuidade

80% das escolas pesquisadas irão dividir a primeira parcela em 3 vezes ou mais.

Sugiro oferecer duas opções para os clientes: pagamento da anuidade à vista ou dividida em 13 parcelas, sendo a primeira dividida em algumas vezes.

Quanto mais extenso for o parcelamento, menos impacto acarretará no orçamento familiar. Não deixe a última parcela para dezembro, nesta época os pais terão muitos gastos extras.

Não cobra a rematrícula 5,0%
À vista 7,0%
1 vez – 30 dias 3,0%
2 vezes 5,0%
3 vezes 45,0%
4 vezes 25,0%
5 vezes 10,0%

Percentual de desconto no parcelamento

Qualquer que seja a promoção, nunca crie uma escala de premiações. Se o parcelamento é para o pagamento em cinco vezes a partir de agosto, não dê a opção para pagamento em quatro vezes no mês de setembro, três vezes em outubro e assim por diante. Desta forma, minimizaremos a penalidade da família que não efetivar a rematrícula na data estipulada.

Muitas escolas cobram na matrícula um valor menor que nas demais mensalidades, cometendo o erro de dar o desconto e não avisar ao cliente.

30% de desconto 27%
20% de desconto 18%
50% de desconto 12%
Sem desconto 10%
10% de desconto 10%
25% de desconto 8%
5% de desconto 7%
15% de desconto 6%
10% de desconto 2%

Forma de envio da rematrícula – Mesmo com a aceleração dos processos on-line depois da pandemia, mais de 30% das escolas e clientes ainda preferem a rematrícula impressa.

Mantenedores Famílias
Impressa 33% 32%