Pesquisa mostra os anseios dos estudantes quando o assunto é a escolha da universidade

A Instructure, que desenvolve o ambiente virtual de aprendizagem LMS Canvas, encomendou uma pesquisa com o intuito de entender o que os estudantes secundaristas e universitários esperam das instituições de ensino superior.

Entre os entrevistados, foi possível perceber que muitos (45% dos universitários e 30% dos estudantes secundaristas) preferem optar por uma instituição versátil com metodologia e ferramentas que levem em consideração o jeito e estilo de cada aluno. E ainda, 43% dos estudantes universitários e 41% dos secundaristas estariam dispostos a pagar um adicional para ter uma experiência de aprendizagem híbrida (blended learning), com aulas presenciais e recursos de ensino online.

Além de ferramentas mais adequadas, 40% dos universitários e 43% dos alunos do ensino médio acreditam que os cursos superiores precisam trazer conteúdos relevantes para as necessidades dos empregadores. Por isso, ao escolherem uma universidade eles levam em consideração a reputação e a qualidade dos docentes (62% dos universitários, 44% dos alunos do ensino médio).

Os estudantes alegam dificuldade ao encontrarem uma boa instituição para se especializarem, pois muitos deles (21% dos secundaristas, ou seja, mais de um entre cinco respondentes) acreditam que as universidades estão defasadas em entregar aquilo que os empregadores desejam. Isso fica mais evidente entre os estudantes já matriculados no ensino superior: 37% declararam que estão dispostos a pagar um curso mais caro se tiverem a certeza de que ele é totalmente adequado ao que o mercado de trabalho procura.

Para a pesquisa foram ouvidos 1006 estudantes secundaristas e universitários das cinco regiões brasileiras, com idade a partir de 15 anos.

Sobre a Instructure

A Instructure, Inc é uma empresa de tecnologia de software como serviço (SaaS) que desenvolve soluções que tornam as pessoas mais inteligentes. Com a visão de ampliar o potencial das pessoas por meio da tecnologia, a Instructure criou Canvas e Bridge, que permitem às organizações em todos os lugares facilmente desenvolver, entregar e gerenciar experiências de aprendizagem online ou presencial.

Atualmente, a Instructure já conecta milhões de professores e alunos em mais de 2.000 instituições de ensino e empresas em todo o mundo. Saiba mais sobre o software Canvas e suas versões para o ensino superior (higher ed), fundamental e médio (K-12) em www.canvaslms.com/brasil e www.instructure.com