Pisos: Áreas esportivas e recreativas

O piso escolar representa uma imensa parcela da estrutura de uma escola. Características como qualidade, conforto, estética arrojada, segurança, higiene e funcionalidade são imprescindíveis, tanto na escolha dos pisos escolares como, também, na atenção em relação a manutenção e/ou reformas necessárias, a fim de proporcionar um cotidiano saudável para alunos, professores e funcionários que transitam diariamente nas escolas.

Especificamente sobre manutenções e/ou reformas em áreas esportivas e recreativas, Kelton Ruan Possamai, engenheiro civil e empresário do setor, reflete que, de maneira geral, o piso escolar não é uma das prioridades pelos/as gestores/as quando se cria um planejamento de reparos. Mas ele alerta sobre os cuidados com os pisos de áreas recreativas (playground, brinquedotecas, pátios temáticos) e esportivas (quadras e ginásios), pois “um piso não adequado em alguma dessas áreas pode ser motivo para lesões dos usuários; ser de difícil e onerosa a manutenção; não ser esteticamente bonito e custar caro, seja por uma assistência a alguém lesionado, por mão de obra ou material de manutenção”. Além desses fatores, a ausência de reparos pode impactar negativamente nas matrículas e rematrículas, transmitindo uma sensação de insegurança aos pais e/ou responsáveis.

De acordo com Kelton, os problemas mais comuns que surgem relacionados aos pisos que recebem alto impacto – como trincas, estética, segurança (queda, toxicidade, fungos, lesões), manutenção, investimento, tempo de instalação (paralização para execução) e durabilidade – podem ser resolvidos com uma única solução: a instalação do piso modular esportivo e recreativo indoor ou outdoor.

Em termos práticos, conta o empresário, especialmente sobre a organização e o planejamento da reforma, o piso modular se mostra como a melhor solução, já que ele pode ser aplicado sobre o piso antigo danificado, com furos, trincas e desgastado. “O sistema de piso modular cobrirá e não terá interferência das patologias do pavimento antigo, formando assim um pavimento totalmente novo”, diz. Dentre as características, o piso modular não possui cheiro ou detrito, já é fabricado na cor escolhida e pode ser aplicado em um final de semana, sem interromper as atividades da escola.

“O piso mais indicado para as escolas é o que entrega melhor segurança, durabilidade, estética, baixa manutenção, vida longa útil e garantia. E podemos afirmar que o único piso que entrega todas essas soluções é o piso modular esportivo e o recreativo, isto em playground, brinquedotecas, pátios temáticos, quadras e ginásios esportivos”, afirma Kelton.

Para os/as gestores/as que desejam realizar a reforma e/ou troca dos pisos das áreas esportivas e recreativas, o empresário elenca algumas dicas, como buscar empresas que possuam uma larga experiência no segmento, “que tenha seu produto aprovado por profissionais que utilizam, laudo de testes feitos com o produto, ofereça uma garantia de pelo menos 8 anos, que conheça o processo de fabricação e que tenha muito know-how no que faz”, finaliza. (RP)

Saiba mais: Kelton Ruan Possamai – [email protected]