Pisos – Higienização

Qualidade, conforto, estética arrojada, segurança, higiene e funcionalidade – todas essas características citadas ganham espaço, pré-requisitos e necessidade ímpar em todos os campos habitáveis. Mas, quando a esfera em questão contempla salas de aula e descanso, corredores, quadras poliesportivas, bibliotecas, brinquedotecas e espaços externos – toda atenção e manutenção é necessária para proporcionar um cotidiano saudável para todos e todas que transitam diariamente nas instituições de ensino.

Os pisos escolares representam uma imensa parcela da estrutura escolar. Atualmente, existem no mercado uma infinidade de tipos de pisos que suprem necessidades deste segmento e, dessa forma, devem ser escolhidos com atenção. “Os gestores escolares devem tratar dos pisos com grande cautela, pois vidas transitam no espaço físico e precisam de total segurança e conforto”, diz Fabio Baltazar Riston, coordenador de marketing.

A escolha do piso – e seu respectivo cuidado – afeta diretamente a qualidade das atividades desenvolvidas, tanto nos ambientes internos como externos. No atual momento que atravessamos, diante da pandemia da Covid-19, aspectos de limpeza, cuidado e manutenção dos pisos escolares ganharam (ainda mais) notoriedade e precaução.

De acordo com Riston, a maioria dos pisos vinílicos é comercializada com tratamento de superfície, o que dispensa uso de cera/metalização. “Nesses casos, a manutenção é muito simples e facilidade na limpeza, lembrando que a junta seca elimina a necessidade de esfregar o piso com frequência. A limpeza do material colado é feita com água e detergente neutro específico, mas a água deve ser removida rapidamente. Já os pisos clicados não devem ser lavados, mas limpos apenas com pano úmido e detergente neutro. A sujeira das áreas mais críticas é retirada com Mop Água e detergente neutro, enquanto que nas mais protegidas, basta o Mop Pó”, explica.

Já a frequência de limpeza dos pisos dependerá do tráfego de pessoas no ambiente ao longo do dia. Como exemplo, diz o coordenador, um espaço físico com um grande fluxo de pessoas, uma limpeza manual (com água e sabão neutro), ao menos duas vezes ao dia, é o suficiente para manter o local limpo e agradável. “Para uma manutenção mais pesada, é necessária uma limpeza mecanizada com água e sabão neutro”, diz.

Para os gestores que pretendem contratar empresas especializadas em limpeza (ou as chamadas “facilities”) para o momento de retorno às aulas presenciais, a principal dica é certificar-se que a empresa consegue desempenhar a limpeza completa com excelência, “que por sua vez pode ser fácil aos olhos de um leigo. E vale lembrar que os próprios profissionais responsáveis pela limpeza da escola, com treinamentos e equipamentos adequados, também podem manter a higienização dos pisos vinílicos”, finaliza Riston. (RP)

Saiba mais:
Fabio Baltazar Riston – [email protected]