Plataforma apoia secretarias de educação na transição de governo

A plataforma Conviva Educação é um ambiente virtual gratuito que tem o propósito de apoiar o dirigente e a equipe técnica das secretarias municipais de educação. Lançado em 2013, oferece conteúdos, ferramentas e experiências voltadas às áreas da gestão municipal: orçamentária e financeira, administrativa, democrática, estrutura e documentação, pedagógica, de pessoas, alimentação e transporte escolar, além de ambientes voltados ao Plano Municipal de Educação, Memorial de Gestão da Educação Municipal e Indicadores da Educação Municipal.

Atualmente, mais de 5 mil municípios estão cadastrados na plataforma e 1.400 a acessam mensalmente. “O projeto tem como objetivo contribuir para a equidade de acesso à informação, formar os dirigentes e equipes técnicas e fomentar uma rede de troca de experiências”, explica Alessio Costa Lima, presidente da Undime. “Tudo isso resulta em uma melhoria nas condições de aprendizagem dos alunos”, completa. Além disso, o Conviva Educação tem papel importante na organização do histórico de ações conduzidas pelos gestores na Secretaria, o que é fundamental para assegurar a continuidade ou avanços em políticas e projetos bem sucedidos, principalmente em momentos de transição de governos, como ocorre com as eleições de 2016. “A descontinuidade administrativa é hoje um dos principais gargalos na gestão da educação nas secretarias”, diz Karina Rizek, gerente de projetos do Instituto Natura.

Em 2015, 3.300 municípios contaram com a ajuda do Conviva para elaborar seus Planos Municipais de Educação (PME). Uma ferramenta completa foi produzida para que cada Secretaria pudesse elaborar, avaliar e monitorar seu Plano. Além disso, as equipes foram munidas com informações sobre marcos legais, indicadores e orientações para a construção do documento. No mesmo período, 2.000 municípios participaram de formações presenciais para que os gestores e técnicos da secretarias utilizassem a plataforma de maneira mais qualificada.

Em 2016, ano de eleições municipais, o Conviva tem apoiado as secretarias municipais de educação na condução do processo de transição por meio do conteúdo e da ferramenta de Memorial de Gestão da Educação Municipal. Nela, os dirigentes e suas equipes encontram informações sobre as especificidades do período e registram as ações realizadas ao longo da gestão, visando à continuidade das ações mesmo com mudança de governo. Um vídeo elaborado pelo projeto ilustra a importância desse processo: bit.ly/video_transicao

Os aprimoramentos na plataforma são contínuos. Nos últimos meses, foram lançadas a nova página principal, a área e a ferramenta do Memorial de Gestão, a área de Troca de Experiências e a de Programas e Projetos, além da revisão de ferramentas como a de Cadastro do Profissionais de Educação, Convênios e Contratos.

Instituições parceiras e apoios

O Conviva é uma iniciativa da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) em parceria com 11 institutos e fundações – Fundação Itaú Social, Fundação Lemann, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Fundação Roberto Marinho, Fundação SM, Fundação Telefônica Vivo, Fundação Victor Civita, Instituto C&A, Instituto Natura, Itaú BBA e Movimento Todos Pela Educação, e conta com o apoio do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação) e da Uncme (União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação) na divulgação para os municípios.