fbpx
Guia para Gestores de Escolas

Plataforma disponibiliza dados do SiSU gratuitamente para todas as escolas do país

Desenvolvido pela Evolucional, o sistema apresenta dados compilados de todos os alunos da escola, como número de aprovações e até colocação nas universidades federais

Os alunos que se inscreveram no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) receberam na última sexta-feira os resultados da chamada regular das universidades ou instituições de ensino público do país em que eles foram aceitos. Já para a escola, compilar todas as informações de seus alunos pode demorar um certo tempo, pois geralmente precisam se comunicar com os alunos para confirmar a aprovação, ou consultar milhares de listas dos diferentes cursos oferecidos no SiSU. Por esse motivo, a Evolucional, startup  de educação, acaba de lançar o Mural Aprovados do Sisu, um sistema com dados rápidos e precisos de todos os alunos que fizeram o Enem. Qualquer escola poderá acessar gratuitamente as informações consolidadas a respeito da aprovação dos seus alunos inscritos no SiSU.

Segundo Vinícius Freaza, sócio-diretor da Evolucional, oferecer essa ferramenta para as escolas, de forma gratuita, é uma maneira prática para que os gestores dessas instituições saibam, em questão de minutos, quais foram os alunos aprovados em cursos nas mais diversas universidades do país. “É fundamental para os gestores divulgarem os resultados de aprovação dos alunos  de suas escolas pela aprovação de alunos. Antes, precisavam entrar em contato com cada um dos candidatos ou pesquisar pelos seus nomes individualmente em milhares de listas no SiSU. Com esta ferramenta, basta fazer o upload da planilha com os nomes dos candidatos e a plataforma apresentará os resultados que o gestor precisa”, explica. 

O Mural Aprovados do SiSU auxilia a escola a obter dados rápidos e precisos de todos os alunos que se inscreverem para o SiSU, com informações agrupadas sobre o número de aprovados, instituição e colocação. A nova ferramenta é apenas uma das possibilidades que a Evolucional traz para o trabalho com os  resultados do último Enem. “Os dados e evidências, coletados por  simulados, avaliações oficiais como o Enem e até mesmo as inscrições no SiSU, podem e devem ser utilizados para a construção de ferramentas, sistemas e métodos pedagógicos que otimizem processos, economizem tempo e contribuam para a melhoria da educação”, afirma Freaza.

Todos os anos, a Evolucional também divulga uma tabulação com os resultados do Enem por escola, após apuração dos microdados disponibilizados pelo MEC de todas as escolas do Brasil. A inteligência de dados desenvolvida pela Evolucional permite compilar dados antes divulgados somente pelo Inep, desde a variação das notas de corte de cada curso em relação ao SiSU anterior, número de vagas preenchidas na primeira chamada, até indicadores socioeconômicos à respeito dos candidatos da prova, dado relevante diante da instabilidade causada pela pandemia na última edição do Enem. Os resultados destes levantamentos estão previstos para serem divulgados no final do primeiro semestre deste ano. 

A lista de selecionados deste ano já pode ser consultada no site do Sisu, e as matrículas poderão ser realizadas até a próxima sexta, 23 de abril. Para ter acesso a plataforma, basta acessar o site https://muralsisu.evolucional.com.br/

Receba nossas matérias no seu e-mail


Relacionados
× Fale conosco!