Plataforma gratuita é lançada para auxiliar na implementação da BNCC em todo o Brasil

Homologada em dezembro de 2017, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) lançou, em seu processo, questionamentos que tangem à sua implementação total nas instituições de ensino de todo o país. A partir deste desafio, o grupo SOMOS Educação lançou a plataforma gratuita BNCC na Prática – através da plataforma é possível que o professor/educador monte sua grade de acordo com a BNCC, acrescentando o que achar necessário para complementar seu método, de acordo com as especificidades de cada região/perfil de aluno/escola, por exemplo.

Renato Dias, responsável pela área de Currículo, Avaliação e Qualidade da SOMOS Educação, explica que a motivação do Instituto SOMOS para desenvolver o projeto foi criar ferramentas para ajudar a colocar em prática os direitos de aprendizagem e desenvolvimento previstos na BNCC. A ideia é detalhar os objetos de conhecimento e as habilidades previstas na Base, de forma que o professor observe na prática como cada direito previsto pode “entrar na sala de aula”.

“Nosso objetivo foi construir uma ferramenta que gerasse legitimidade: a partir da BNCC e da Matriz Somos, cada professor, coordenador e diretor pode construir seu currículo próprio, adicionando itens que reflitam sua realidade, sem perder de vista as determinações da Base. Finalmente, para transpor tudo isso para o dia a dia do professor, criamos a ferramenta de planejamento: cada educador pode planejar o momento em que trabalhará com seus alunos cada item de seu currículo”, explica Dias.

Já Letícia Lyle, presidente do Instituto SOMOS, conta que a plataforma passou por uma fase de testes com mais de 400 professores, impactando cerca de 7 mil alunos em pouco mais de dois meses: “O conjunto de ferramentas da plataforma permite que o professor passe a olhar sua experiência cotidiana com os alunos pela lente do desenvolvimento de habilidades. Isso é uma revolução, que reflete o momento da educação no Brasil e no mundo: está na hora de abandonar o acúmulo de conteúdos para promover o desenvolvimento de habilidades do século XXI, como ‘formular hipóteses’, ‘criar’ e ‘inovar'”, finaliza Letícia.

BNCC na Prática já está no ar e aberta a todos e todas pelo site: http://www.bnccnapratica.com.br

Para saber mais sobre a BNCC, acesse o portal dedicado à base: http://basenacionalcomum.mec.gov.br