Plataforma tecnológica contribui para o aprimoramento do impacto pedagógico

"O que muda a escola não são as tecnologias, mas as pessoas. Ter uma plataforma nos permite criar a cultura entre os docentes de transformação digital", diz Rafael Ávila, diretor de inovação do Ânima Educação

A contemporaneidade é permeada pela tecnologia – aplicativos, ferramentas digitais, plataformas e soluções compõem nossa vivência em todos os campos. Na área educacional, observamos o crescimento (e estímulo) no cotidiano escolar de robótica, programação, gamificação, Internet das Coisas (IoT), realidade virtual, entre outras ferramentas e plataformas. Nesse cenário, as EdTechs (Education + Technology) – empresas focadas na melhoria da educação através da tecnologia – ganham, cada vez mais, evidência na atualidade.

Considerada a única EdTech do mercado nacional a oferecer soluções tecnológicas para desenvolvimento e formação continuada de professores, a Kanttum é uma plataforma online utilizada por instituições de ensino para observação e geração de evidências em sala de aula, mentoria e feedback (desempenho do professor, engajamento de alunos) e auxílio na formação continuada de professores. Com a ferramenta, o professor grava em vídeo seu desempenho em sala de aula para posteriormente receber a mentoria e coaching da instituição de ensino.

Atendendo mais de 600 escolas, uma rede com mais de 25.000 professores e mais de 750.000 alunos impactados, a solução da Kanttum, permite um modelo de formação híbrida (online e presencial), transpõe para o digital a Rubrica – um documento que é usado nos Estados Unidos dentro do contexto da formação de professores baseada na observação de aulas, por instituições que procuram pontuar os objetivos que desejam que seus professores persigam. Este processo é adotado por 11 dos 15 melhores países ranqueados pelo PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) segundo a OCDE. A solução foi pré-testada no PED Brasil, programa em parceria com o Centro Lemann em Stanford.

“A nossa solução permite entregar ao professor uma análise personalizada da sua prática em sala de aula, conteúdos para seu desenvolvimento e formação. Para a Escola, a solução gera indicadores pedagógicos que permitem identificar as melhores práticas da rede e os pontos de desenvolvimento do corpo docente. Tudo isso é possível pois as Escolas definem o conjunto de habilidades e competências que desejam observar na prática dos seus docentes e a partir deste documento (Rubrica) a ferramenta gera os feedbacks e os indicadores, tudo de forma automatizada”, diz Pablo Sales, CEO da Kanttum.

O grupo empresarial educacional paulista Ânima Educação, que conta com aproximadamente 100 mil alunos e está presente em cinco estados com quatro instituições, acredita que “o que muda a escola não são as tecnologias, mas as pessoas”, diz Rafael Ávila, diretor de inovação do Ânima Educação. “O que a solução da Kanttum nos possibilita é, em uma escala absurda, conectar pessoas, experiências e, assim, impactar positivamente a escola. Ter uma plataforma nos permite criar a cultura entre os docentes de transformação digital”, complementa.

Segundo o diretor, com a inserção tecnológica na escola, o papel do professor no processo de ensino sofreu uma ressignificação e, no caso do grupo (que compreende instituições como Una, Universidade São Judas, UniBH e UniSociesc, entre outras), adicionado a função da mentoria. “Entendemos que nenhuma mudança da educação pode prescindir do docente e, por este motivo, tudo que pudesse contribuir para esta transformação estava em nosso radar. E foi com este mindset que conhecemos a Kanttum e sua solução”.

A plataforma Kanttum recebeu apoio da Fundação Lemann em 2015 por meio do programa Start-Ed e foi uma das 6 selecionadas pela Endeavor em 2018 para participar do programa Transforma. O programa é focado em empresas de impacto social e a Kanttum contará com a mentoria de outros executivos que fazem parte da rede da Endeavor.