Playground: Diversão nas escolas

A brincadeira e a diversão são duas palavras-chave que sustentam toda a base de um desenvolvimento sadio e proveitoso o longo da educação infantil. Nesse movimento, os estudantes estabelecem contatos com explorações, descobertas, expressões, interações, coordenações e habilidades motoras, produções de sentidos com o outro e com seu próprio corpo. De modo geral, o incentivo de brincadeiras, atividades lúdicas e momentos de descontração e entrosamento, contribuem na elaboração de conhecimentos e significados.

Assim, a utilização de brinquedos no cotidiano estudantil estimula uma valiosa contribuição para a metodologia pedagógica, bem como sua perspectiva lúdica aliada ao planejamento, objetivo, intencionalidade e a mediação do professor durante a atividade. Incluir um espaço de extrema sinergia entre o aprendizado e a diversão é uma forma ímpar de aflorar as sensibilidades dos estudantes, como, por exemplo, na instalação de playgrounds – internos ou externos – nas instituições de ensino.

ESCOLHA DOS PLAYGROUNDS

Sabrina Andrea, gerente e consultora de vendas do setor, indica que, para os/as gestores/as que desejam inserir playgrounds nas escolas, o ideal é seguir algumas recomendações, como escolher brinquedos “preocupados primeiramente com a segurança das crianças e depois com a estética que promove a escola. Isso ajuda a atrair matrículas e ajuda a manter os alunos”. Para a escolha de empresas que fabricam/fornecem playgrounds, Sabrina ressalta algumas recomendações, como observar “os anos de experiência da empresa, pronto atendimento, estoque para entrega imediata e avaliações positivas recentes e antigas”.

Os modelos de playgrounds variam de acordo com faixa etária, tamanho e cores. Os modelos encontrados no mercado podem variar em modulados, escorregadores, casinhas, gangorras, balanço, trapézios e uma lista gigantesca de brinquedos projetados para playground com o intuito de promover o entretenimento saudável e descomplicado. Os playgrounds podem ser confeccionados em ferro, madeira ou plástico. Playgrounds modulares em polietileno rotomoldado (plástico colorido resistente), playgrounds com estrutura em madeira plástica, e multibrinquedos projetados confeccionados em ferro zincado com peças em polietileno rotomoldado são, segundo a gerente Sabrina, opções indicadas para as escolas.

LIMPEZA E CONSERVAÇÃO

Além dos tipos e modelos, bem como a escolha ideal para cada instituição de ensino, o cuidado com a limpeza e a conservação deve ser recorrente. “Os brinquedos de área externa podem ser higienizados com água e sabão neutro”, indica Sabrina. “E os brinquedos internos podem ser limpos com pano umedecido também em sabão neutro, ou até mesmo em álcool”, completa. (RP)

Saiba mais:
Sabrina Andrea – [email protected]