Políticas para as rematrículas 2021

Segundo as leis vigentes no país, o valor da anuidade para o ano seguinte deverá ser igual à última parcela do ano anterior, mais a composição do aumento salarial dos colaboradores, a inflação e o repasse dos investimentos – que este ano terá um acréscimo devido à implantação de protocolos de segurança.

Com o retorno das aulas presenciais, os custos com o transporte e a alimentação, a revogação da suspensão do contrato de trabalho de alguns colaboradores, além do acréscimo das medidas sanitárias, culminará no aumento dos gastos da escola.

Algumas instituições de Manaus, cujas aulas iniciaram há mais de 40 dias, tiveram um aumento de custo em relação ao mês anterior à retomada de cerca de 15%.

Nesse momento, recomendo um reajuste de 3% a 8% do valor da anuidade para minimizar os gastos e negociar caso a caso.

A variação do reajuste será influenciada pela data da volta às aulas presenciais. Quanto antes os alunos retornarem à escola, maior será a sensação dos pais de normalização da prestação de serviços e, consequentemente, melhor assimilação de um reajuste maior.

Meritocracia para professores

A influência dos professores no resultado das rematrículas é muito alta, ainda mais agora que eles estão mais próximos das famílias. Os dados obtidos pelas pesquisas da Rabbit nos últimos 15 anos demonstraram que, se bem aplicados, os programas de premiações relacionados às rematrículas para o corpo docente surtem um efeito positivo nos índices de renovação.

Para que uma estratégia meritocrática funcione plenamente, é importante que haja uma explicação inicial e o acompanhamento semanal dos resultados.

Como não será possível comparar o desempenho dos colaboradores, existem duas opções de metas:

– Estipule dois momentos, um ao término da data oficial da rematrícula e um após trinta dias do seu encerramento. Crie um ranking e premie em cada período os primeiros colocados.

– Premie coletivamente o segmento que atingir na data estipulada um percentual significativo determinado pela escola.

Para os professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, a premiação será por classe. Os professores aulistas dos Ensinos Fundamental II e Médio poderão ser premiados caso todo o segmento atinja o percentual de rematrículas estipulado ou por sorteio de professores responsáveis para cada classe.

Mote da campanha

A campanha de rematrícula pode seguir algumas temáticas: dar continuidade à comunicação visual lançada nos protocolos ou focar em uma proposta nova que enfatizará os aspectos promocionais.

A escola também pode relacionar a rematrícula a uma campanha social com o objetivo de despertar nos pais e alunos atitudes de solidariedade ou aproveitar o momento tecnológico e utilizar as plataformas de incentivos disponíveis no mercado.

Ao invés de prêmios físicos ofereça, por meio de plataformas de incentivos automatizadas, um catálogo de presentes no qual o pai pode escolher o quer ganhar dentro do valor estipulado pela escola.

A maioria das plataformas é customizável e possui sistemas eficientes de acompanhamento dos pedidos.

Não é indicado associar a campanha de propaganda de captação de clientes novos à campanha de rematrícula, pois as ações possuem objetivos e estratégias diferentes.

Enquanto a campanha de captação de clientes novos precisa focar na obtenção de leads (clientes em potencial), a campanha de rematrícula tem a finalidade de efetivar e antecipar a data da renovação da matrícula do aluno.

Com a mesma comunicação visual, as políticas promocionais podem ser confundidas, e vale lembrar que os benefícios para os alunos da casa devem ser mais atrativos que os direcionados para os prospects.

Boas rematrículas!