Por que a tecnologia é importante na educação

A tecnologia é uma grande aliada da educação. Além de permitir que os estudantes estejam em contato com novas ferramentas cada vez mais requisitadas na rotina pessoal e no mundo profissional, ela oferece recursos para um processo de ensino-aprendizagem mais flexível e dinâmico.

Especificamente neste momento, os recursos tecnológicos têm sido fundamentais para que instituições de ensino deem continuidade às aulas de forma remota e permaneçam ao lado dos alunos, mesmo que a distância. Acima disso, eles têm se mostrado peças-chave para metodologias de ensino de sucesso.

Veja abaixo algumas outras contribuições da tecnologia na educação.

Facilita o acesso a materiais e conteúdos complementares

O ambiente virtual e as novas tecnologias não só facilitam o acesso dos estudantes a materiais complementares como tornou mais fácil e abrangente a busca por novos conhecimentos. O universo online possibilita, em qualquer tempo, a visualização de uma infinidade de conteúdos de qualidade que complementam os estudos regulares e enriquecem a aprendizagem.

Possibilita o uso de recursos multimídia

Com crianças e adolescentes cada vez mais conectados, a educação precisou se voltar a novos recursos e ferramentas, com o apoio total da tecnologia. Graças à nova onda de transformação digital e à tendência de um mundo cada vez mais conectado, recursos dinâmicos como vídeos, animações e conteúdos interativos contribuem para tornar o processo de aprendizagem mais efetivo do que as metodologias de ensino tradicionais.

Oferece aos alunos acesso a ferramentas cada vez mais essenciais

A tecnologia coloca os estudantes em contato com ferramentas e recursos cada vez mais essenciais para o dia a dia pessoal e profissional. Independentemente da carreira a ser seguida, conhecer as novas tecnologias e dominar a maneira como elas funcionam deixou de ser importante para ser exigência – e competência básica – nessa era cada vez mais conectada e digital.

Contribui positivamente para o desenvolvimento de novas metodologias

Videoaulas e aulas online possibilitaram não só a continuidade das aulas neste período de isolamento social como contribuíram para que novas metodologias de ensino, mais flexíveis e adaptadas às necessidades dos estudantes, fossem criadas pelos educadores. Instituições e profissionais da educação estão cada vez mais utilizando recursos tecnológicos para tornar o processo de ensino mais dinâmico e interativo, facilitando a aprendizagem dos alunos.

Tecnologia na pandemia

Se a pandemia tivesse nos afetado há 40 anos, provavelmente os alunos perderiam totalmente o ano escolar. Na atualidade, os estudantes podem contar com fácil acesso aos conteúdos das aulas por meio do computador, celular ou tablet, e ainda contam com a presença do educador. As plataformas em nuvem também possibilitam o compartilhamento de materiais a distância. Tecnologia e educação sempre caminharam juntas, mas nunca estiveram tão conectadas com o mesmo propósito: disseminar o conhecimento.

Ensina Mais Turma da Mônica: metodologia inovadora

Com aulas 100% digitais, interativas e intuitivas, a metodologia da Ensina Mais envolve as gerações atuais e desenvolve as habilidades necessárias para o futuro, além de colocar em harmonia a construção do conhecimento e o cotidiano do aluno.

Nosso método individualizado ensina o aluno a aprender por si só e a desenvolver sua capacidade de raciocínio, buscando independência e disciplina para ter sucesso na jornada de aprendizagem.

Matricule seu filho na Ensina Mais Turma da Mônica!

A Ensina Mais Turma da Mônica garante um aprendizado eficiente e seguro para seus filhos. Cadastre-se no site e ganhe um desconto especial na matrícula!