Por que transformar alunos em leitores é importante para a sua escola? Confira 4 motivos + dicas práticas!

Uma pesquisa mostra que só 8% dos brasileiros no mercado de trabalho estão no melhor índice de alfabetização e conseguem ler e interpretar qualquer tipo de texto independente da complexidade do mesmo. Esse dado evidencia como a falta da leitura impacta diferentes frentes da vida de um estudante: afeta a escrita, a compreensão e visão crítica do mundo, além da preparação para o futuro. Afinal, a leitura é uma importante aliada na aprendizagem dos alunos, ajudando no desenvolvimento do senso crítico, criatividade, interpretação de mundo e habilidades socioemocionais.

Para a sua escola se tornar referência em leitura e ter alunos preparados para o futuro, a Árvore, que oferece soluções digitais de leitura para escolas e promove um aumento no número de leituras entre os alunos, separou quatro dicas para te apoiar. Confira!

1 – Faça uma curadoria de livros por anos escolares

Selecionar livros de acordo com os interesses e ano escolar dos alunos ajuda a despertar a vontade de ler. Assim, separe conteúdos que estejam de acordo com a faixa etária, com o conteúdo trabalhado em diferentes disciplinas e alinhados à BNCC.

Além disso, é importante pensar também na diversidade de formatos. Que tal ler também histórias em quadrinhos? Ou ainda oferecer conteúdos de atualidades? Com isso, você expande também o conhecimento de mundo e repertório dos seus estudantes.

2 –  Utilize a gamificação a seu favor

A gamificação consiste em utilizar elementos de jogos em diferentes contextos. Na educação, ela é utilizada para o engajamento dos alunos em diferentes atividades.

Assim, uma opção para criar uma frequência de leitura é utilizar a gamificação e criar ambientes lúdicos para a aprendizagem, como concursos literários e plataformas digitais.

Em Árvore Livros, por exemplo, existe a Floresta. Quanto mais leituras o usuário fizer, mais recursos para manter a floresta ele ganha. Além de promover uma reflexão sobre sustentabilidade, a gamificação na Árvore Livros ajuda a tornar a leitura ainda mais divertida.

3 – Atividades e projetos de leitura

Com projetos de leitura, é possível engajar os alunos em temas relevantes e trabalhar competências e habilidades alinhadas à BNCC.

Além disso, os projetos são excelentes oportunidades de promover a interdisciplinaridade na sua escola. Afinal, cada projeto pode envolver diferentes disciplinas e áreas de conhecimento.

4 – Tecnologia na formação de novos leitores

A tecnologia pode e deve ser uma aliada na formação de novos leitores. A maior parte dos alunos hoje é formada por nativos digitais, que têm contato diário com diferentes mídias.

Portanto, ao utilizar a tecnologia para promover a leitura você garante também aos alunos uma educação midiática e a preparação para as novas mídias digitais e um mundo cada vez mais complexo.

Gostou das dicas? A Árvore leva a leitura para alunos e alunas de todos os cantos do Brasil. Já são mais de 1,8 milhão de alunos da rede privada e pública que acessam as soluções digitais de leitura Árvore Livros e Árvore Atualidades.
Aproveite as dicas e acesse o site (www.arvore.com.br) para saber mais e transformar a sua escola com as soluções de leitura da Árvore.

Quer mais dicas como essa? Acompanhe os conteúdos da Árvore nos canais: Instagram, Blog, YouTube, Podcast.