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Guia para Gestores de Escolas

Professores da Educação Infantil da rede pública de Guarujá recebem livros “extracurriculares”

Objetivo é qualificar o trabalho do educador, oferecendo um novo olhar sobre a prática pedagógica

 

Os professores da Educação Infantil da rede municipal de ensino de Guarujá estão recebendo exemplares dos livros ‘Diálogos com Reggio Emilia – Escutar, investigar e aprender’, de autoria de Carla Rinaldi; e ‘A Ludicidade Na Educação – Uma Atitude Pedagógica’, escrito por Maria Ristina Trois Dorneles Rau.

Estes livros foram distribuídos pela Planneta, empresa que desenvolve projetos educacionais nas escolas de Guarujá, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O objetivo é oferecer instrumentos para que os educadores tenham acesso a novas abordagens metodológicas de ensino, promovendo assim uma reflexão sobre a prática pedagógica e como ela pode ser aprimorada em prol da melhoria da qualidade no ensino público.

O livro ‘Diálogos com Reggio Emilia – Escutar, investigar e aprender’, relata uma região da Itália chamada Reggio Emilia que se destacou com uma proposta inovadora para a educação da primeira infância. A autora, que é presidente da Instituição Reggio Children, reúne no livro palestras, entrevistas e artigos sobre sua experiência em Reggio Emilia. Carla Rinaldi mostra também seu trabalho com Loris Malaguzzi, referência mundial em educação e idealizador de uma nova abordagem para o ensino infantil, que ganha o mundo e se expande cada vez mais no Brasil. É um livro fundamental para educadores e pesquisadores na área de Educação Infantil.

 Já o outro livro: ‘A Ludicidade Na Educação – Uma Atitude Pedagógica’ é didático. Fundamentado nas concepções teóricas e práticas de autores de grande expressão na área, enfoca questões como infância, desenvolvimento, educação e vida em sociedade, por meio de uma reflexão provocativa sobre o papel do educador em relação a esses temas. O livro trata sobre a  ludicidade na educação, com uma abordagem diferenciada sobre o uso de recursos lúdicos no processo de ensino e aprendizagem. Por ser prático e didático, demonstra também como se dá a organização de espaços lúdicos, a escolha dos materiais e a observação dos professores durante a prática de jogos e brincadeiras.

 

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