Programa O Cinema Vai à Escola é lançado em São Paulo

Iniciativa do diretor e produtor cinematográfico Malcolm Forest apresenta filme sobre Frei Galvão no Colégio Marista Arquidiocesano

Na última sexta-feira (24), cerca de 80 pessoas conferiram a primeira edição do O Cinema Vai à Escola (OCVAE) no Colégio Marista Arquidiocesano, na zona sul de São Paulo, onde puderam conferir a exibição do filme “Frei Galvão: O Arquiteto da Luz”. A ação visa difundir o conhecimento e a fé por meio do acesso à sétima arte.

A escolha do local para a primeira exibição do OCVAE não foi à toa, como explica o produtor e diretor Malcolm Forest. “A obra é resultado de uma promessa a Frei Galvão, que curou um ex-aluno do Colégio Arquidiocesano, Felipe Escalera, em 2001. O jovem de 18 anos tinha uma doença autoimune e encontrava-se em estado grave. Porém, teve uma rápida e surpreendente recuperação logo após ser clamada ao santo”.

A história de Escalera surpreendeu os participantes, que passaram a conhecer melhor a trajetória e os milagres do santo, como conta D. OrildaCorrêa Barbosa, membro de grupo de idosos do colégio. “Sou católica, mas não conhecia a história de Frei Galvão. Graças a Deus tive essa oportunidade e parabenizo o Malcolm pela brilhante ideia de fazer o documentário”.

A obra retrata uma história de amor e fé do frade Antônio de Sant’Ana Galvão, o primeiro santo brasileiro, canonizado em 2007 durante a visita do Papa Bento XVI ao país. Conhecido pela confecção das pílulas da fé para cura e compaixão aos enfermos, sagrou-se por diversos milagres desde o século XXVIII, além de ter sido responsável pela construção de um dos marcos da cidade: O Mosteiro da Luz.

Para o idealizador do OCVAE, a proposta é a de unir o conhecimento histórico e religioso por meio de uma narração envolvente. “Buscamos levar um pouco da vida de um homem grandioso que comoveu milhares de fieis, passando uma mensagem de fé, paz, esperança e caridade”, diz Malcolm Forest.

Sobre “Frei Galvão: O Arquiteto da Luz”

Produzido em 2013, o filme ganhou repercussão nacional e internacional. Elogiado pelo Papa Francisco no mesmo ano, foi exibido no Rio de Janeiro durante a Jornada Mundial da Juventude, o maior evento católico do mundo, além de estar cotado para representar o Brasil na próxima edição do encontro, que será realizada em 2016 na Polônia. Com 70 minutos de duração e classificação livre, acompanha trilha sonora exclusiva, com a canção Papa Della Pace, em homenagem ao Papa João Paulo II.

Os interessados em levar a programação à sua instituição de ensino devem entrar em contato pelo telefone: (11) 2952-7063.

Sobre o autor

Malcolm Forest é músico e produtor cultural, formado em teatro e cinema pela Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA). Atuou em peças teatrais no Brasil e nos Estados Unidos, estrelando o espetáculo “Tistu, O Menino de Polegar Verde”, além de lançar o filme “Frei Galvão: O Arquiteto da Luz”.Autor de aproximadamente 40 composições musicais, possui mais de cinco milhões de discos vendidos no Brasil, Escandinávia, Estados Unidos, México e Venezuela. Entre as canções, “Ecstasy” foi tema da novela Gina, apresentada pela Rede Globo em 1977.