fbpx
Guia para Gestores de Escolas

Projeto Arkos incentiva a leitura entre jovens

Iniciativa do Colégio Visconde de Porto Seguro instiga o interesse natural das crianças pelos livros por meio de conceitos diferenciados

 

Um programa inovador de incentivo à leitura tem se destacado entre crianças, pais e educadores de todo o Brasil. O Arkos tem o objetivo de motivar os alunos a ler mais e criar o hábito da leitura de forma divertida. O projeto foi criado em 2011, pelos professores Bruno Kosinski e Odair Artmann, do Colégio Visconde de Porto Seguro, uma das mais conceituadas instituições de ensino do País, e por Sven Kottmann, pai de alunos que estudam no Colégio. Juntos, os três criaram um site que usa conceitos comuns em jogos, como pontuação, ranking, níveis, medalhas e desafios para motivar os jovens.

A dinâmica consiste em o estudante ler um livro, entrar no portal (www.arkos.com.br) com usuário e senha cadastrados e responder a uma série de perguntas. Para cada resposta correta, ele ganha pontos. O número de pontos depende do grau de dificuldade do livro e do número de páginas.

O Arkos foi inspirado em portais existentes na Europa e nos Estados Unidos e já alcançou 5 mil estudantes de 30 cidades do Brasil. “Fiquei impressionado em como meus filhos se envolveram com o projeto. Foi quando me juntei aos professores Kosinski e Artmann e aprimoramos a ideia para adaptá-la à realidade brasileira”, afirmou Sven Kottmann.

No primeiro semestre deste ano, os alunos do 2º ao 5º ano de todas as Unidades do Porto Seguro participaram da Copa Arkos: um concurso nacional promovido pelo portal. Um aluno do 4º ano do Currículo Bilíngue foi o campeão do evento.

A novidade já é conhecida por importantes formadores de opinião, como Gilberto Dimenstein: “Eu testei a Plataforma Arkos e ela é maravilhosa!”, disse o jornalista em seu boletim na rádio CBN, sobre o jogo-site criado por professores do Porto Seguro para incentivar a leitura.

 

Sobre o Colégio Visconde de Porto Seguro

Fundado em 1878 pela comunidade germânica, o Colégio Visconde de Porto Seguro é uma das mais conceituadas instituições de ensino do País. Comprometida com uma ampla e sólida formação pluricultural e plurilinguística, a Instituição é certificada pelo governo alemão como uma escola de excelência. Com uma infraestrutura favorável ao desenvolvimento integral do aluno, da Educação Infantil à 3ª série do Ensino Médio, prepara estudantes para ingressar em universidades de ponta no Brasil, além de oferecer o Abitur, certificação oficial utilizada para ingressar em faculdades europeias. Sua comunidade escolar é composta por cerca de 10 mil alunos, 600 professores e mais 400 profissionais da área pedagógica, entre especialistas e auxiliares de ensino, distribuídos em três Unidades, sendo duas na capital paulista (bairros Morumbi e Panamby) e uma em Valinhos, interior do Estado de São Paulo. Para mais informações, acesse o site www.portoseguro.org.br.

Receba nossas matérias no seu e-mail


Relacionados
× Fale conosco!