fbpx
Guia para Gestores de Escolas

Projeto cultural invade cidades amazonenses e leva palestras e bate-papos literários a regiões carentes

Nos dias 25 e 26 de setembro, Manaus e outras cidades do estado serão sedes do projeto Diálogos ao Pé do Ouvido. O evento terá uma série de palestras com autores locais e nacionais, debatendo seu ofício, a economia criativa, as raízes e tradições através de lendas e folclores. A mostra, que acontece pela primeira vez, tem o objetivo de homenagear um grande nome da literatura brasileira a cada ano, desta vez o escolhido foi o poeta Augusto dos Anjos, já que 2014 é o centenário da morte de autor.

Além da capital do Amazonas, Iranduba e Novo Airão também receberão debates e palestras com grandes nomes do cenário literário, com a ideia de criar uma rotina cultural nestes lugares que, muitas vezes, são assombrados pela desigualdade social. A programação terá atrações para todas as idades e irá promover a interação intergeracional por meio da literatura em asilos, bibliotecas e escolas entre outros locais.

Augusto dos Anjos, o homenageado da vez, é considerado um dos poetas mais críticos de seu tempo, nasceu na Paraíba e começou a escrever seus primeiros versos aos sete anos de idade. Além do poeta, o projeto irá valorizar as lendas do folclore regional, como a Iara, O boto e a Vitória Régia. “O objetivo é contribuir para o desenvolvimento social dos profissionais do livro, da economia criativa local, do mercado cultural amazonense, valorizar o ofício de escritor e sua literatura”, explica a idealizadora do projeto, Adrianni Neves.

O evento terá como patrono o poeta, professor e pesquisador da literatura de cordel e do folclore brasileiro e autor de diversas obras, como Urubu Rei e outros contos do Brasil, Marco Haurélio. Além dele o evento contará com a presença dos autores: Antonio Pinto Ferraz, Francine Cruz, Custódia Wolney, Alex Bonifácio, Aguinaldo Tadeu, Carlos Bohm, Gelson Leite.

Escritores participantes:

 Marco Haurélio, patrono do projeto, é formado em Letras pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Escritor, editor e folclorista, tem vários livros publicados, dentre os quais os infantis A Lenda do Saci-PererêTraquinagens de João Grilo (ambos pela Paulus), A Megera Domada (recriado em cordel a partir do original de William Shakespeare) e O Conde de Monte Cristo (versão poética do romance de Alexandre Dumas), para a coleção Clássicos em Cordel, da Nova Alexandria. Lançou, ainda, Peripécias da raposa no Reino da Bicharada (LeYa), A saga de Beowulf (Aquariana) eOs 12 Trabalhos de Hércules (Cortez). Suas obras já foram adaptadas para o teatro e a televisão e selecionadas em programas de governo como PNBE, do MEC, Apoio ao Saber, da Sec. de Educação de São Paulo, e Minha Biblioteca, da Prefeitura paulistana.

 Vanessa Labarrere é graduada em Sociologia e mestre em Linguística (ambos cursos pela UnB). Especialista em Educação Ambiental (Senac/AP), é também servidora pública, o que lhe permite exercer sua função em vários cantos do país. É brasiliense, mas está passando uma temporadamora em Macapá-AM. É autora, entre outros, de Alice no Fundo do Mar, publicado pela editora Nova Alexandria, e Interior Vermelho, publicado pela AudioLivro. Vanessa é a escritora homenageada deste projeto.

Antonio Pinto Ferrazé Engenheiro Mecânico Pleno. Teve formação religiosa católica como seminarista da Congregação Espírito Santo. É um leitor insaciável e autodidata nas áreas de teologia, filosofia e psicologia. É professor e, atualmente, ministra cursos e seminários na comunidade Católica EL SHADDAI da cidade de Marília/SP, onde reside e publica artigos em revistas daquela comunidade. Escreve desde a adolescência. Tem poesias, contos e, especialmente, ficção. Seu romance de estreia, A colheita final, está disponível em audiolivro pela editora Universidade Falada e em papel, pela Aquariana. É um dos homenageados neste projeto.

 Francine Cruz é formada em Educação Física e acadêmica de Letras, com especialização em Atividade Física e Saúde e Educação das Relações Étnico-Raciais. Com seu trabalho de incentivo a literatura, recebeu o prêmio Agente Jovem de Cultura do Ministério da Cultura (2012). Seus livros foram publicados pela Ícone Editora. É escritora de livros técnicos e romances, além de professora da rede estadual de ensino.

Custódia Wolney é administradora de empresas e palestrante. Ela visita escolas para difundir a cultura afro-descendente, principalmente a da comunidade Kalunga. A literatura é sua grande paixão. Custódia escreve romances históricos, dentre os quais destacamos O Preço de Um Sonho (Logos 3) e Kalunga (Ícone).

Aguinaldo Tadeu nasceu em Belo Horizonte e é formado em Processamento de Dados e História. Tem MBA em Marketing, em Negócios Financeiros e em Gestão Cultural. É autor dos livros de poesias: De mineiro e louco, com mais um pouco e Enquanto eles jogam bombas. É autor do livro de contos: O dono do rádio, pela editora Giostri e vencedor da Bolsa de Criação Literária da Funarte. Tem crônicas e poesias publicadas em jornais, revistas e antologias de várias partes do país.  É membro efetivo e fundador da Academia de Ciências, Letras e Artes de Congonhas (ACLAC). Trabalha na Diretoria de Marketing do Banco do Brasil.

Alex Bonifácio é formado em Administração de Empresas, tem MBA em Marketing (Fundação Getúlio Vargas), com mestrado em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação. Seus livro, Pense Grande: Atitudes e Valores de Pessoas de Alto Desempenho foi publicado pela editora Belas Letras. Seu tema de interesse reside nos fatores que favorecem ou dificultam o desenvolvimento do potencial máximo, área a qual tem se dedicado há mais de uma década. Seu trabalho tem sido destaque na mídia nacional, em jornais e revistas de grande circulação, bem como em portais dedicados ao mundo dos negócios e do desenvolvimento profissional e pessoal. 

 Carlos Bohm nasceu em Carazinho-RS, em 1983. É psicólogo, com mestrado e doutorado em Ciências do Comportamento, na Universidade de Brasília. Atuou durante três anos na Secretaria de Estado da Criança do Distrito Federal. Atualmente trabalha na Vara da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios. Publicou o romance-denúncia Testa de Ferro e o romance psicológico A Rocha – uma viagem perigosa, ambos pela editora IBRASA. Publica artigos técnicos em periódicos científicos e participa de eventos sobre literatura e psicologia. É criador do site boletimdolivro.com, que publica diariamente notícias, entrevistas, lançamentos, eventos e concursos do mundo dos livros.

Gelson Leite (editor) é sócio-proprietário da editora Logos 3, uma pequena editora de grandes títulos. Gelson inova quando publica no sentido de que lança seus títulos em diversos suportes: papel, e-book e em dispositivos de aluguel para celulares. Os títulos da Logos 3 são publicados como grandes obras de arte. Em pouco tempo sua editora conquistou o mercado e os leitores por sua excelência nas publicações. Coordena a Rede Solidária Anjos do Amanhã, um programa social do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios.

Receba nossas matérias no seu e-mail


    Relacionados