Projeto de artes desenvolve funções nervosas e musculares em bebês

Através da criação de obras de arte, com massa de modelar, sucata e garrafas, o projeto Brincarte, da Escola Cristã Reverendo Olavo Nunes, tem como objetivo fazer com que os bebês progridam, cada vez mais rápido, no desenvolvimento dos movimentos básicos. De acordo com a coordenadora pedagógica da Escola, a pedagoga Cibelle Saquet, o contato com diferentes materiais e a possibilidade de criação despertam nos bebês as funções nervosas e musculares.

“A massinha de modelar, por exemplo, desenvolve a expressão artística, já lidar com material de sucata ajuda a criança a criar a ideia de espaço e profundidade e o trabalho com pinça faz com que o bebê tenha facilidade na escrita, no futuro”, explicou a pedagoga.

Os cinco sentidos também são trabalhados no projeto. Os bebês experimentam alguns alimentos para desenvolver o paladar e também começarem a diferenciar o doce, do salgado. Eles têm contato com objetos de diferentes materiais e texturas para começar a reconhecer instrumentos através do tato. Todas as aulas do projeto são ministradas com música ao fundo, com o intuito de que a criança acompanhe os diferentes ritmos. “Os bebês estão em fase de conhecimento e descobrimento do mundo, quanto mais cedo eles trabalharem os sentidos e os movimentos, eles terão melhor rendimento e aprendizado no futuro”, explicou.