Projeto estimula desenvolvimento de bons hábitos alimentares na infância

No dia 10 de maio, alunos da Educação Infantil do Colégio Vértice organizarão um piquenique saudável e educativo para a comunidade escolar. Cada aluno levará uma opção de alimento de casa e, juntos, arrumarão a mesa. Os convidados vão dos colaboradores da limpeza, funcionários e professores à direção. Os pequenos dividirão o lanche entre todos; depois serão responsáveis por deixar o espaço limpo e organizado. Durante o encontro, propagarão os bons hábitos alimentares.

A iniciativa faz parte de um projeto pensado para que as crianças sejam estimuladas a reconhecer em cada alimento, a origem, influência cultural, o modo de preparo e como ele chega à mesa. “Por meio desse projeto, pretendemos não só estimular hábitos saudáveis entre nossos alunos, como também desenvolver e valorizar a interação, a partilha, o referencial afetivo, a autonomia e a responsabilidade”, explica Maria Helena Costa, diretora da Educação Infantil do Colégio Vértice.

Para os pequenos entenderem a importância dos alimentos e a sensação de experimentar novos sabores, o projeto está sendo desenvolvido por meio de atividades coletivas e de caráter lúdico, envolvendo realidade e fantasia.

A formação dos hábitos alimentares das crianças é diretamente influenciada pela cultura, pelo afeto e pela valorização da família aos alimentos e aos momentos de refeição. Por isso, o ponto de partida do projeto foi o levantamento dos pratos preferidos da família dos alunos, explorados por meio de fotos de suas famílias na hora da refeição.

Na segunda fase, os alunos identificaram a origem dos pratos preferidos da família, fizeram pesquisas e colocaram a mão na massa. O objetivo, em seguida, é que eles viajem, de brincadeira, para Itália e preparem a macarronada. Cheguem ao Japão e façam o sushi. No Rio de Janeiro,  provem a feijoada. No Rio Grande do Sul, apreciem um bom churrasco. A atividade é lúdica e conta com apropriação do espaço da escola, caracterização da sala de aula, música, brincadeiras e preparação de receitas, tudo sob orientação das professoras.

Sobre o Grupo Vértice de Educação

Em 40 anos de trajetória, o Grupo Vértice de Educação, que administra os Colégios Vértice e Curumim, mantém o foco na formação integral de seus alunos, com uma proposta pedagógica que reforça a importância do acompanhamento individualizado, além do hábito de estudo e do sistema de avaliação permanente. Trabalha a formação integral do aluno através do conteúdo e desenvolvimentos das habilidades humanas com artes, música e esportes.

O Vértice é parte integrante do PEA-UNESCO, rede internacional de escolas que desenvolvem e estimulam projetos interdisciplinares dirigidos à ampliação da cidadania. Também possui parcerias com entidades e ONGs para o desenvolvimento de iniciativas de ação comunitária que potencializam a formação humana de seus estudantes.

Com mais de 1200 alunos, ocupa desde 2006 as primeiras posições nos rankings de avaliação do ENEM.

O Espaço Cultural Vértice é uma iniciativa do Grupo Vértice de Educação para incentivo à cultura e oferece atividades para pais, alunos e familiares e para público externo em geral.