Projeto Estudo do Meio leva alunos do Elvira Brandão ao Centro Histórico de São Paulo

Interação com o patrimônio histórico e cultural e análise dos impactos geográficos e ambientais decorrentes do processo de urbanização são os principais objetivos da atividade

Nesta quarta-feira (13), um grupo de alunos do 3º ano do ensino fundamental do Colégio Elvira Brandão visitará o Centro Histórico de São Paulo e o Museu de Transportes. O roteiro do programa foi elaborado pela coordenadora pedagógica Alessandra Lee. O objetivo é promover a interação dos alunos com o patrimônio histórico e cultural da cidade e realizar uma análise dos impactos geográficos e ambientais decorrentes do processo de urbanização.

O roteiro inclui ainda passagens pela Praça da Sé, Catedral, Marco Zero, Pátio do Colégio e Solar da Marquesa de Santos.

“Caminhar pelo centro é ver a história da cidade ser contada por suas construções. São visíveis as transformações pelas quais passou uma vila que, em 1872, tinha pouco mais de 30 mil habitantes e se converteu na atual metrópole, com cerca de 12 milhões de habitantes”, exemplifica Lee.

Para a diretora geral do colégio, Maria Ester Ceccantini, visitar com os alunos o Centro Histórico de São Paulo contribui para valorizar a cidade. “Visitar aquela área é saborear São Paulo. O passeio ajuda a mostrar que o espaço público, hoje deteriorado, pode ser recuperado e ocupado qualitativamente”, ressalta ela.

Sobre o Colégio Elvira Brandão

O Colégio Elvira Brandão é uma instituição centenária. Está presente entre as mais conceituadas e inovadoras escolas da capital. Seu ensino prepara alunos para atuar como protagonistas na sociedade moderna. Várias personalidades com grandes serviços prestados ao Brasil têm no currículo uma passagem pelo Elvira Brandão, como Antonio Ermírio de Moraes, Eva Wilma, Guilherme Afif Domingos, Paulo Autran, Raul Cutait, Roberto Setúbal, Ruy Mesquita, Julio de Mesquita Neto e Wellington Nogueira (Doutores da Alegria). A escola conta hoje com mais de 1 000 alunos e 100 professores.