fbpx
Guia para Gestores de Escolas

Projeto "Natural da Terra"

2015-04-08 10.55.25

No primeiro semestre, os estudantes do Infantil 5 do Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida – Consa, de Moema, realizarão o Projeto “Natural da Terra”, contemplando as áreas de Natureza e Sociedade e Linguagem Oral e Escrita.

O eixo Natureza e Sociedade tem como objetivo instigar a investigação da realidade e colaborar para aguçar a observação e incentivar a descrição dos elementos ao seu redor. A visão integrada das Ciências e das Humanidades busca desenvolver a capacidade investigativa e questionadora, possibilitando aos estudantes criar hipóteses sobre determinados elementos, aspectos ou curiosidades observadas na paisagem ou vivenciados no dia a dia e permitindo que, durante o processo, confrontem suas ideias com as informações veiculadas pela mídia, pela ciência ou pelo saber popular.

A busca por uma alimentação saudável desafia cada vez mais as famílias modernas, que procuram estabelecer, em sua rotina, refeições balanceadas e diversificadas. É na infância que as preferências alimentares se estabelecem e promovem profundas influências em suas vidas adultas. Logo, a educação nutricional, faz parte da formação e a manutenção de hábitos alimentares saudáveis e, também, faz parte do processo formativo dos estudantes.

Nesse Projeto, haverá o estudo sobre os alimentos industrializados, naturais, o plantio e as etapas de crescimento do tomateiro. Além disso, os estudantes aprenderão sobre o papel exercido por esses alimentos em nosso organismo.

Eles serão convidados a experimentar, observar, levantar hipóteses e expressar o aprendizado por meio de diferentes tipos de registros. No percurso do estudo, frequentarão o Laboratório de Ciências Naturais para a realização de experiências e conversas com os laboratoristas, terão a oportunidade de plantar um tomateiro, cultivá-lo e acompanhar as etapas do seu crescimento.  Para finalizar, farão uma visita ao Hortifruti, com o objetivo de comprar alimentos saudáveis para preparar e saborear um lanche coletivo.

Ao longo do percurso, os estudantes desenvolverão algumas habilidades que são procedimentos indispensáveis para uma postura investigativa, como:

  • Entender a natureza como fonte de recursos, reconhecer a importância de sua preservação e valorização.
  • Refletir sobre os bons hábitos alimentares, ressaltando a importância de uma alimentação variada.
  • Ampliar os conhecimentos sobre os tipos de alimentos.
  • Refletir e avançar na construção de alguns procedimentos e habilidades de pesquisa, relacionados à investigação científica, como a observação, comparação, formulação de hipóteses, dentre outros.
  • Confrontar suas ideias com as de outros estudantes.
  • Formular, coletiva e individualmente, conclusões e explicações sobre o tema em questão.

Registrar informações, utilizando diferentes formas: desenhos, textos orais ditados ao professor, comunicação oral.

Receba nossas matérias no seu e-mail


    Relacionados