Projeto social da Samsung promove alfabetização através da tecnologia

Acreditando na tecnologia como uma referência positiva ao potencial humano, o Samsung Social – iniciativa da Samsung que visa a realização de ações sociais em parceria com Institutos patrocinados pela marca ou projetos de tecnologia desenvolvidos pela própria Samsung através de oportunidades identificadas – desenvolveu um projeto de alfabetização para adultos através de uma inclusão social – e digital.

“A Samsung acredita que o uso da tecnologia conecta as pessoas ao conhecimento e por isso investe em projetos como o ‘Alfabetização Cidadã’. Esses alunos mudaram suas histórias e agora têm pela frente um novo mundo de oportunidades que o conhecimento é capaz de proporcionar. Temos certeza que essa iniciativa vai inspirar mais pessoas a desafiarem barreiras e irem além”, afirma Camila Pádua, Gerente de Marketing Corporativo da Samsung Brasil. “Estamos falando de inclusão social e digital, o resultado final foi muito mais do que a alfabetização dessas pessoas”, finaliza.

Juliana Silva, aluna do projeto

Com o tema “Alfabetização Cidadã – da digital ao digital”, o projeto contribui com a educação dos brasileiros por meio da alfabetização de adultos que trabalham com descarte de resíduos. Atingindo cerca de 300 alunos – entre 18 e 83 anos – que aprenderam a ler e escrever com a ajuda da tecnologia da Samsung, aliada com a metodologia de ensino do Instituto Paulo Freire e do aplicativo Palma Escola, da IES2 (que combina imagens, sons e letras para ajudar no desenvolvimento da aprendizagem), os alunos do projeto participaram de uma cerimônia emocionante para receber o certificado de conclusão do curso após seis meses de aulas realizadas em cooperativas de São Paulo.

Para Juliana Silva, aluna e oradora da turma da Cooperativa Vitória do Belém, participar da iniciativa foi uma ótima experiência. “É muito gratificante ver que meus colegas já sabem ler e escrever. Todas as pessoas merecem a chance de voltar a estudar”, contou. Segundo Leonardo Ricardo, um dos alunos do projeto, “ter aprendido a ler e a escrever me fez ter mais respeito pelas pessoas. Agora, quero fazer supletivo para poder ensinar o próximo”, declarou.

Samsung Social que propõe, em suas ações, um mundo mais inclusivo e sustentável, além de ajudar na democratização do acesso à educação, esporte, inovação e cultura, promove parcerias com institutos, como o Instituto Gabriel Medina, o Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima e a Fundação Gol de Letra. Além das parcerias, o Samsung Social realiza projetos como o “Teatro para Todos os Ouvidos”, que possibilita que pessoas surdas ou com deficiência auditiva assistam a peças de teatro sem a necessidade de um tradutor de Libras, e a iniciativa “Alfabetização Cidadã”, em parceria com o Instituto Paulo Freire, que consiste na alfabetização de adultos em seu local de trabalho com o apoio da tecnologia Samsung, entre outras.