Projeto Teses incentiva investigação científica no Colégio Oswald de Andrade

Estratégia capacita alunos para aplicar metodologia do trabalho acadêmico e consolida processo iniciado na educação infantil

Temas escolhidos para 2015 abrangem Psicologia Social, Tecnologia Moderna, Ética e Comunicação, entre outros

O contato com o pensamento científico, artístico e cultural é a base do Projeto Teses, uma estratégia pedagógica bem-sucedida que focaliza os repertórios individuais e coletivos dos alunos do Colégio Oswald de Andrade.

No alvo principal do Projeto Teses está a preparação do aluno do 2º ano do ensino médio para produzir trabalhos acadêmicos segundo a metodologia de pesquisa e investigação científica. Com a iniciativa, criada no final da década de 1980, a escola também incentiva o estudante a conhecer, investigar e debater as grandes áreas do conhecimento humano.

O Projeto Teses começa no início do ano letivo. O aluno escolhe uma disciplina para ser estudada sob um determinado campo teórico e com a assistência de um professor orientador.

Ao final do período, cada participante do projeto elabora uma monografia científica. Parte das pesquisas é apresentada publicamente durante um evento organizado por alunos e professores.

Este ano, a programação do Projeto Teses será encerrada no mês de novembro. Os temas propostos aos alunos foram os seguintes: Psicologia Social; Física e Tecnologia Moderna; Ética; Questões Ambientais; Comunicação, Cultura e Tecnologia e Percepção, Atenção e Memória: Uma Abordagem Neurocientífica.

“O projeto é marcante. Alunos que fizeram a tese há mais de 20 anos costumam lembrar do processo, do tema da pesquisa e das dificuldades e conquistas que tiveram ao passar pela experiência”, assinala André Meller, coordenador de comunicação do Colégio Oswald de Andrade.

Para ele, o Projeto Teses consolida o aprendizado perseguido pelo jovem desde os primeiros anos da educação infantil, pois permite aprimorar a capacitação para a pesquisa, a busca de informações e o entendimento sobre os fenômenos do mundo.

“Essas habilidades e competências transcendem a experiência escolar e serão mobilizadas tanto na vida universitária como na vida profissional dos alunos”, finaliza Meller.

Sobre o Colégio Oswald de Andrade

Fundado na segunda metade da década de 1970, o Colégio Oswald de Andrade está desde sua origem associado à inovação. Valorizamos o exercício da inovação especialmente na forma como entendemos e praticamos o ensino desde a educação infantil até o ensino médio. Nos dedicamos todos os dias a formar alunos bem instrumentalizados, éticos e plenamente aptos a escolher diferentes caminhos na formação acadêmica e profissional.