Protocolos Escolares – Sua equipe usa esse Uniforme?

Por Eric Amorim

Olá, caros amigos, tudo bem?

Gostaria de iniciar este artigo com uma pergunta: seus colaboradores usam UNIFORME?

Segundo o dicionário Oxford, a palavra uniforme tem os seguintes significados: (1) que tem o mesmo ou aproximado padrão, forma, aparência, valor…; (2) que não varia sua forma, maneira, intensidade ou grau.

Logo, podemos entender que a equipe escolar tem um padrão no vestir e na aparência, correto? O que é bom para a identificação e segurança de todos, mas a conduta, comportamento e ação, também é UNIFORME?

Antes de entrar no assunto descrito no título – Protocolos Escolares – quero recordar que o profissional está agindo durante seu horário de trabalho em nome da instituição, logo, a ação que porventura faça (certa ou errada) ocorre em nome da escola.

Quero abordar de maneira simplória quatro tipos de conhecimentos que seus colaboradores podem usar na prevenção de acidentes ou durante uma emergência.

1. Empírico: Eu acho que… Aquele conhecimento que surge em nossa cabeça na hora do desespero;
  2. Cultural: Me falaram que… Conhecimento normalmente transmitidos pelos nossos avós;
  3. Religioso: Eu acredito que… Esse provê apenas da nossa fé;
  4. Científico: É comprovado que… Já esse tipo de conhecimento é respaldado por alguma instituição científica.

A questão é: qual o tipo de conhecimento da sua equipe hoje?

Em um cenário que, infelizmente, é muito comum nas escolas, que são os engasgos, como seria a proatividade da equipe? Levantar os braços, tapinha nas costas, assoprar o rosto, olhar para luz ou “São Bráz, na panela tem mais!”. Esses casos podem até parecer engraçados, mas é o conhecimento de muitos que estão hoje trabalhando dentro da escola.

Padronizar as condutas de prevenção de acidentes e primeiros socorros é respaldar a instituição e a equipe quanto as ações previamente estabelecidas, sem a possibilidade de variações, pois estamos falando de UNIFORME.

Protocolos também podem ter o nome de Regimento Interno ou POP – Procedimento Operacional Padrão. Independente da nomenclatura, sua equipe necessita ter um conhecimento equiparado para manter o ambiente escolar seguro.

Quais protocolos uma escola deve ter?

Bem, aí está uma boa pergunta. Temos que estar atentos aos riscos reais da escola, pode ser para a entrada, a saída, o refeitório, a oferta de medicamentos, o trocador, o parque, a sala do soninho, as escadas ou uma condição específica. Quais os locais ou atividades que podem gerar um acidente e que será preciso ter total padronização de conduta de minha equipe?

Quantos protocolos a escola deve ter em média?

Não devemos nos preocupar com quantidade, mas sim com a efetividade das padronizações implantadas. Logo, sugiro iniciar com a implantação de dois protocolos, posteriormente mais três, depois mais um e sempre que necessário mais um; o ideal é ir de pouco em pouco, até que vire uma Cultura Organizacional.

Como criar um protocolo escolar?

O protocolo é um documento institucional, logo deve ser tratado na elaboração e apresentação à equipe com total atenção. Alguns requisitos importantes que deve conter: Identificação do protocolo – Objetivo – Responsável – Executor – Processo detalhado, se possível com foto / fluxograma – Data de implantação – Assinatura dos executores e responsáveis – Supervisão (principal).

Com esse documento, o gestor escolar consegue comprovar qual o padrão da instituição e se alguém agir fora desse uniforme (padrão), poderá ser responsabilizado pelo resultado. Porém, caso não tenha um padrão na instituição, “todas” as ações estão corretas.

Caso você se interesse por um modelo de protocolo a ser replicado em sua instituição, solicite por e-mail: [email protected] – teremos o maior prazer em compartilhar com você.