Quais as melhores formas de engajar o aluno na leitura?

Você precisa engajar os alunos da sua escola na leitura e não sabe como? Não se preocupe! Vamos compartilhar com vocês algumas formas criativas e motivadoras de como formar leitores. Confira:

Desafio de leitura

Em um desafio de leitura, a ideia é que seus alunos se sintam de fato desafiados e motivados a chegar em soluções criativas e resolver questões importantes para seu cotidiano ou para seu futuro.

Mas, antes que os alunos coloquem a mão na massa e resolvam algum desafio prático, que tal adicionar uma etapa de leitura sobre a temática da vez? Vale livros literários, textos jornalísticos ou de atualidades. A etapa de leitura vai ser um momento importante para que ele solucione questões durante a parte prática do desafio.

Projeto de leitura

Um projeto de leitura é uma estratégia de engajamento perfeita para motivar seus alunos a lerem mais. No projeto, é possível incluir atividades para que o aluno aprenda diversas habilidades de modo lúdico e autônomo por meio da leitura.

Para montar um projeto de leitura é preciso algumas etapas: definição do tema, estruturação do projeto, objetivos e formas de avaliação. Ah, e é claro: a escolha dos livros que irão possibilitar toda essa troca.

Concursos e gamificação

Para alguns alunos, a motivação pode vir em forma de concursos, competições ou premiações. Utilizar alguns elementos de jogos na aprendizagem pode ser um caminho divertido e engajador para fazer com que os alunos da sua escola se apaixonem pelos livros.

Assim, um concurso de leitura pode ter muitas etapas e atividades para além da competição. Afinal, é possível explorar também a cooperação entre os alunos, o espírito de equipe e as interações sociais na sua escola.

Leia mais sobre o tema:

No blog da Árvore, a maior solução digital de leitura para escolas do Brasil, você encontra um post que aborda mais sobre concursos de leitura.

Precisa de mais ajuda para montar um projeto de leitura? Então confira o guia definitivo para montar um na sua escola.

Participe da Olimpíada Árvore!

A Árvore está também com inscrições abertas até 9 de setembro para a Olimpíada Árvore, um desafio que proporciona aos estudantes percursos de leitura motivadores e práticos com o tema sobre Meio Ambiente.

Se você é gestor escolar, saiba como inscrever sua escola pelo site. Transforme os seus alunos em protagonistas do amanhã com a Árvore!