Quais as vantagens de levar tecnologia para sala de aula?

Muito se fala sobre levar a tecnologia para sala de aula, mas você sabe mesmo quais os benefícios que isso traz? Neste artigo, vamos te contar 8 vantagens de levar a tecnologia para sala de aula e como ela pode ser uma grande aliada da aprendizagem. Confira!

1 – Diálogo com a BNCC

As competências essenciais descritas pela BNCC podem ser desenvolvidas com as tecnologias, como a empatia, cooperação, cultura digital e a comunicação.

Dessa forma, adotar uma tecnologia para a sala de aula permite o diálogo com a Base e uma educação integral a todo estudante.

2 – Preparação para o século XXI

Aprender a lidar com a tecnologia é essencial para um cidadão preparado para os desafios do século XXI, que incluem o domínio de mídias e conteúdos digitais.

Um dos requisitos mais comuns do mercado de trabalho é a familiaridade com tecnologias e dispositivos digitais. Assim, quanto mais usar tecnologias educacionais, mais estará ajudando seus alunos para seus desafios do futuro.

3 – Educação midiática

É importante também oferecer uma educação midiática que ajude o aluno a lidar com criticidade com essa tecnologia. A educação midiática irá trabalhar os conteúdos online e ajudar o aluno nos melhores percursos em um ambiente digital.

Assim, é importante ensinar o aluno a identificar notícias falsas, entender os processos de produção online, analisar conteúdos recebidos e saber interagir com respeito e segurança com os outros usuários dos ambientes digitais.

4 – Ensino adaptativo

As tecnologias de ensino viabilizam de forma mais prática a personalização do ensino. Com a inteligência artificial e outros mecanismos, é possível personalizar o que cada aluno acessa e sugerir ainda novos conteúdos baseados em seus gostos e trajetos online.

Dessa forma, é possível gerar mais engajamento nos alunos, que percorrem de forma personalizada os caminhos para sua aprendizagem. O aluno se sente motivado e o professor consegue acompanhar de forma individual cada estudante.

5 – Acompanhamento do desenvolvimento

Falando nisso, as plataformas tecnológicas oferecem ao professor a possibilidade de acompanhar o desenvolvimento de cada aluno, permitindo que as dificuldades encontradas pelo estudante em determinado assunto ou habilidade sejam enfrentadas.

Muitas plataformas digitais de ensino oferecem relatórios de aprendizagem prontos e de forma automática, oferecendo dados de uso e análises sobre o percurso de cada estudante.

Desse modo, criar atividades de ensino de acordo com o interesse de cada aluno não é mais um bicho de dez cabeças.

6 – Atividades cognitivas

A tecnologia oferece estímulos que podem ajudar a criança e o adolescente a desenvolverem uma série de habilidades cognitivas.

Um exemplo é a formação do “pensamento computacional”, que desenvolve habilidades para a resolução de problemas de forma sistêmica e objetiva.

7 – Desenvolvendo o social

A tecnologia em sala de aula propicia uma maior interação e trocas entre o professor e entre os colegas. É só pensarmos nas redes sociais, fenômenos da era digital que são baseados na interação entre diferentes pessoas.

Com isso, é possível trabalhar uma série de competências socioemocionais com a tecnologia ligadas ao desenvolvimento das interações sociais.

8 – Expansão do acesso

Outra vantagem do uso da tecnologia na escola é o rompimento de barreiras espaciais, a partir da possibilidade de acesso às plataformas tecnológicas em diferentes lugares e momentos.

Isso traz uma mudança expressiva na concepção de aprendizagem, já que não mais se restringe à sala de aula, sendo valioso para o desenvolvimento de autonomia e responsabilidade nos alunos, além da aplicação do ensino híbrido.

Gostou do nosso conteúdo? Você pode conferir mais dicas de como aplicar a tecnologia em sala de aula no blog da Árvore!