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Guia para Gestores de Escolas

Quando a demissão é inevitável?

Se os processos de gestão e análise de desempenho da escola são eficientes, o colaborador já sabe o risco que corre e a demissão não será inesperada.

Antes de demitir um colaborador, a escola tem o papel de fazer com que ele mude o comportamento ou melhore seu desempenho por meio das etapas apresentadas a seguir:

1 – Ao verificar o início do comportamento negativo, queda de produtividade, desinteresse e reclamações, utilize as reuniões em grupo para dar o primeiro feedback, sem identificar o colaborador.

2 – Persistência ou aumento do comportamento negativo – Este é o momento do coaching pessoal, isto é, o colaborador precisa ser monitorado individualmente. É importante citar os casos reais e específicos das falhas ocorridas.

Divida os encontros em 2 etapas:

Explicação, consenso, prazos e mudanças.

  • Inicie com perguntas genéricas sobre o estado emocional da pessoa, o que ela acha e como se sente.
  • Defina o tipo de comportamento negativo.
  • Dê exemplos reais do comportamento e explique o porquê de serem negativos.
  • Apresente os malefícios que o comportamento acarreta a ele, ao grupo, ao cliente e à instituição.
  • Escute as réplicas.
  • Tente chegar a um consenso.
  • Gere um acordo claro expondo as expectativas com metas e prazos claros.
  • Monitore as providências tomadas e mudanças de comportamento.

Relembre o acordo, os prazos, as expectativas e discuta os possíveis corretivos.

3 – Caso não haja melhoras, faça uma advertência verbal, indicando as maneiras pelas quais o comportamento deve melhorar e dê novamente um prazo.

4 – Se o comportamento persistir, faça uma advertência formal por escrito.

5 – Processo demissionário – Se não houver alternativa e a demissão for inevitável, siga os pontos abaixo:

  • Vá direto ao ponto. Nos primeiros 30 segundos da entrevista, diga à pessoa que ela deverá sair.
  • Seja claro e específico nas deficiências de comportamento ou produção.
  • Não se desculpe. A pessoa teve inúmeras chances para mudar.
  • Assegure-se de que uma testemunha esteja presente para o caso de uma ação legal.
  • Demita na sexta-feira.
  • Tome providências para garantir que a pessoa não tenha acesso a um computador ou informações confidenciais.
  • Prepare toda a documentação necessária e garanta que não fiquem lacunas que permitirão processos trabalhistas no futuro.
  • Peça para o demissionário preencher o questionário e desligamento.
  • Comunique à equipe. Antes que os rumores se espalhem, junte todos e explique breve e objetivamente a causa da demissão, sem entrar em detalhes que exponham o demitido.
  • Garanta que não fique uma impressão de injustiça. Aproveite o momento para deixar claro que quem trabalha bem é valorizado e quem não tem bom desempenho ou comportamentos negativos não pode fazer parte da organização.
  • Reforce a cultura da escola.

Reflita ao final de todo o processo. A demissão nunca é unilateral. A escola pode ter escolhido a pessoa errada para a funções, ou não soube capacitar e gerir. Avalie o que pode ser melhorado para reduzir os casos futuros de demissão.

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