Quer fazer propaganda da sua escola como as Startups?

Você já parou para pensar qual é a melhor propaganda para a sua escola? Que tipo de investimento poderia dar mais retorno? E se você pudesse aprender com o marketing de empresas, como Uber, AirBnb, Google, Apple e Amazon? É sobre isso que falaremos neste artigo.

Tradicionalmente, a maior parte do investimento de marketing das grandes organizações tinha a missão de fazer aquela marca ser vista e percebida no mundo. Hoje, porém, o sucesso de muitas startups que atingem bilhões de pessoas, confirma a ascensão de uma estratégia de marketing baseada, sobretudo, na indicação e na recomendação do serviço. Muitos de nós, por exemplo, ouvimos falar pela primeira vez dessas empresas através do testemunho de um consumidor que compartilhou conosco a experiência positiva que teve com ela. Isso não significa que esse método é novo, mas é a primeira vez que ele toma o centro do jogo e se torna a principal estratégia de crescimento de startups de sucesso.

Em contraste com empresas tradicionais, essas startups desafiaram os líderes dos seus setores colocando o cliente no centro do seu negócio. Ou seja, suas principais decisões levam como eixo principal a garantia da satisfação do cliente. E, enquanto mediam esse grau de satisfação, elas seguiram evoluindo suas estratégias para alcançar níveis ainda maiores e até mesmo nunca antes vistos (algumas delas chegam a 99% de aprovação). Assim, esses grandes “players” viram seus produtos e serviços serem desejados de uma forma exponencial.

Mas, afinal, o que as escolas podem aprender dessas Startups? Até que ponto esse tipo de estratégia se aplica à realidade escolar? Certamente, as limitações estruturais impedem a escola de crescer na mesma proporção que os negócios digitais, entretanto, essa estratégia de marketing centrada no cliente e na satisfação dele é algo que toda instituição de ensino pode utilizar de forma bem estruturada.

Gostaria, então, de sugerir alguns passos iniciais para que seu colégio consiga evoluir nessa jornada de satisfazer de forma mais assertiva os anseios dos decisores principais da escola: os pais dos alunos.

1 – Defina um indicador de satisfação principal para acompanhar. Um exemplo é o Net Promoter Score (NPS) – indicador muito utilizado pelas Startups.  Mas, vocês não precisam se limitar apenas a ele, tendo em vista que existem outras formas de medir o quão satisfeito seu cliente está.

2 – Defina uma frequência de aplicação da pesquisa e sempre avalie em detalhes quando a nota de satisfação for muito baixa. Neste caso, vale investigar quais pontos estão comprometendo seu desempenho. Um caminho eficiente é conversar com alguns desses pais que avaliaram negativamente o colégio para entender melhor suas colocações e ajudar a identificar quais são os pontos fracos da escola.

3 – Avalie também em detalhes as maiores notas. Vale muito a pena chamar esses pais “altamente satisfeitos” para conversar. Vocês podem perguntar, por exemplo, o que faz com que eles estejam tão felizes com sua escola? Quais são as coisas que eles mais valorizam no trabalho da sua instituição? Promover esse diálogo levará você a conhecer quais são os pontos fortes da sua escola.

4 – Estimule sua equipe de gestores a refletir sobre os motivos de insatisfação. Com os dados em mãos, vocês podem pensar em projetos e mudanças que poderiam ter evitado incidentes ou os desgastes que já ocorreram, assim como evitar novas insatisfações.

5 – Realize as mudanças necessárias identificadas nos itens 2 e 3 e comunique melhor aquilo que não foi percebido pelas famílias. Muitas vezes, o que você acreditava ser seu ponto forte não vai ser nem notado pelos pais, pois você estava tão seguro da importância daquele trabalho que não dedicou o esforço necessário para comunicar de forma completa.

Quando você investe em inovação, melhora seus processos e comunica bem tudo o que acontece na escola está investindo em clientes mais satisfeitos. E isso é a melhor propaganda para a sua escola.