Rede global Scholas, do Papa Francisco, chega ao Brasil em parceria com o Portal Futurum das escolas católicas

O Futurum é único portal brasileiro a ser convidado para participar da rede global Scholas. Convênio será assinado no dia 15 de julho, na abertura do Congresso da Associação Nacional das Escolas Católicas, em Curitiba.

Presente em 160 países e com 400 mil participantes, a rede Scholas – instrumento virtual pela qual o Papa Francisco vem se comunicando com jovens de todo o mundo – está desembarcando oficialmente no Brasil. No próximo dia 15, a rede formaliza a parceria com o Portal Futurum, plataforma digital educativa das instituições católicas brasileiras, durante o III Congresso da Associação Nacional das Escolas Católicas (ANEC), em Curitiba (PR).

Nascida na Argentina, a rede Scholas tornou-se um dos principais canais de comunicação do Papa com a humanidade, buscando promover a cultura do encontro entre os povos e os seres humanos, por meio de ações no âmbito da Educação, da arte e na tecnologia. O convênio com o Portal Futurum, proposto por iniciativa do Vaticano, acrescenta ao Scholas a dimensão do trabalho didático e pedagógico.

O Portal Futurum¹ foi criado em 2011 por entidades católicas Salesianas, Maristas, Lassalistas, pela Editora FTD e pela Anec, com o objetivo de contribuir com soluções de educação para a construção de uma sociedade ética e solidária.

O  compartilhamento entre escolas e redes é o que torna o Portal Futurum uma plataforma inovadora. A interação e o compartilhamento de informações e conhecimentos entre a comunidade escolar das diversas regiões do país proporciona um crescimento coletivo de todos os envolvidos no processo. Alunos, professores e escolas podem compartilhar conteúdos e práticas nas dimensões pedagógicas, pastorais, sociais e de formação.

Conforme o presidente da Anec, prof. Dr. Paulo Fossatti, a plataforma tecnológica Futurum se diferencia ao ir além dos conteúdos escolares e também transmitir valores cristãos universais, como a defesa da vida, o valor da cooperação, da família e do convívio em sociedade. “Integramos os conteúdos em uma ferramenta que leva adiante os valores do Evangelho”, diz.

Hoje, a plataforma das escolas católicas apoia o trabalho pedagógico de 200 escolas e 90 mil alunos. São mais de 2.500 objetos educacionais; um banco com mais de 100.000 questões, provas e correções online; um banco com mais de 3 milhões de imagens; um projeto de musicalização para a Ensino Fundamental; livros literários digitais; acessos a museus e bibliotecas do mundo, e um planisfério digital, entre os recursos oferecidos.

Se inicialmente o Portal uniu as escolas brasileiras, agora chega à América Latina e ao resto do mundo – pois se prepara para traduzir seu conteúdo para diversos idiomas. “Temos certeza de que esse convênio vai fortalecer o Scholas, que não traz essa abordagem”, acredita o irmão Paulo Fossatti.

A aproximação começou em 2014, quando uma equipe ligada ao Papa Francisco entrou em contato para conhecer o projeto, que posteriormente foi apresentado no Vaticano. Agora, a parceria entre o Scholas e o Portal Futurum será ratificada pelo Papa Francisco no Congresso Mundial de Educação Católica, de 18 a 21 de novembro, em Roma.

Com a parceria, o Projeto Futurum ganha também uma dimensão internacional, na visão do irmão Valter Zancanaro, secretário executivo da União Marista do Brasil (Umbrasil).

Para ele, o Portal tem o potencial pioneiro de colocar na mesma plataforma grandes iniciativas educacionais católicas, trabalhando em rede e de forma sinérgica em nível global. “É muito importante ter um ambiente de trocas de boas práticas educacionais”, exemplifica. “De Norte a Sul, Leste a Oeste, na América Latina ou no mundo todo, posso encontrar pessoas e escolas trabalhando em experiências bem-sucedidas que podem ser compartilhadas”, diz irmão Zancanaro.

Para o diretor da rede Scholas, Enrique Palmeyro, que virá ao Brasil para a assinatura do convênio, no dia 15 de julho, a parceria será um passo essencial. “O Brasil é uma das reservas culturais do mundo e será um braço para o que o Papa sonha – uma rede em defesa da vida. O essencial é que vamos buscar a tecnologia virtual para o encontro humano, que é insubstituível”, finaliza.