Redes sociais, foco e aprendizagem

Vivemos em um momento da humanidade em que existe tanta notificação digital que o foco e a produtividade de alunos e professores são prejudicados pelo excesso de informação e comunicação inútil. Se você não conseguir focalizar em uma atividade por muito tempo, não se assuste. Isso é comum. Nossos cérebros foram domesticados pela tecnologia e pela sociedade para mudar rapidamente entre atividades, fato que nos deixa cansados e improdutivos.

É por isso que eu desabilito todas as notificações do meu computador (e-mail, calendário, etc). No celular, deixo apenas para serviços de transporte e entrega, e muitas pessoas ainda se assustam quando afirmo que Telegram/WhatsApp, para mim, é apenas uma caixa de recados – se for urgente ou caso de vida ou morte, ligue e eu atenderei com o maior prazer. Nos cursos de detox digital, sempre sugiro focalizar por dez minutos por vez. Limpe tudo, escolha apenas uma única tarefa importante, e faça apenas isso por dez minutos sem trocar de tarefa. O grande segredo do foco não é você dizer SIM para as coisas certas, mas dizer NÃO ao supérfluo. Quando eu entendi isso, minha vida ficou muito mais fluida e tranquila. E isso muda tudo: você se envolve na atividade, fica tão imerso que coloca tudo o que tem no estudo ou trabalho, e isso se torna uma experiência meditativa e transformadora. Sua felicidade aumenta, o stress diminui e o trabalho melhora.

Não adianta vir com desculpas que “é a tecnologia a nosso favor”, “novas maneiras de aprender”, “o celular auxilia muito”. Se está duvidando, faça o teste e veja quantos minutos você gasta no celular com trabalho/estudos e quanto gasta com coisas que não agregam nada (redes sociais, as conversas bobas e memes dos grupinhos de WhatsApp). O celular, assim como a TV, foi feito para distrair pessoas, para que elas se tornem alvos fáceis para o consumo.

Trabalhar concentrado na atividade depende de você ter controle de tudo aquilo que não está fazendo e da perspectiva de para onde está indo. E a maior parte das pessoas não tem o controle sobre as tarefas e sobre o conceito de urgência. Interromper tudo o que você está fazendo para responder mensagens de WhatsApp/Telegram e e-mails o tempo todo também é um inimigo e tanto da concentração e faz você perder o foco. O ideal é estabelecer que vai ler e responder e-mails logo pela manhã e no meio da tarde, por exemplo. Se não for possível – e sabemos, sim, que nem sempre é – a dica é estabelecer critérios para separar o que é urgente do que não é. Pessoas muito ansiosas querem fazer tudo ao mesmo tempo e acabam perdendo o foco e prejudicando o trabalho dos demais.

Segundo o 34º presidente norte-americano Dwight Eisenhower, “o que é importante raramente é urgente e o que é urgente raramente é importante”. Faça o que é importante e urgente com prioridade, cuide das atividades que não podem esperar e devem ser resolvidas o quanto antes. São aqueles problemas críticos que precisam de atenção imediata para o cumprimento do prazo legal, entrega de notificação, solicitações de advogados e contadores, como a falta de um documento para a entrega de uma obrigação fiscal, por exemplo.

A organização existe justamente para que alunos e professores não precisem perder tempo ou se estressar com algo que, se for planejado com antecedência, vai tornar tudo mais tranquilo, fácil e prático. Como regra básica de otimização dos trabalhos, o gestor escolar tem o poder/dever de investir em métodos para auxiliar os colaboradores e alunos a ter mais organização e foco. Ter foco é algo que você cria. Tem que ser proativo. Quando estiver trabalhando, dedique-se a isso. E quando estiver se divertindo, dedique-se a isso também. Não adianta nada trabalhar pensando no fim de semana – ou ao contrário. Aproveitar o momento presente é uma das maneiras de viver e ser mais saudável.