Rematrículas 2022

A preparação para as rematrículas começou no primeiro mês da pandemia. As escolas que fizeram um bom trabalho ao longo deste período, isto é, mostraram serviço e conseguiram engajar as famílias, terão sua fidelização maior; e as que conseguirem colocar as estratégias corretas de rematrículas e novas matrículas em prática, terão os melhores resultados.

As indefinições do mercado educacional, a quantidade de pais que irão retornar, e como a escola se comporta no ensino remoto e híbrido são assuntos do momento. Este contexto deverá estar claro na mente dos colaboradores e das famílias. Acredito que no início do ano que vem, a prestação dos serviços estará normalizada e os alunos em aula presencial.

Independente do retorno das aulas presenciais, sugiro que as rematrículas sejam on-line. Segundo os protocolos de segurança, a escola ainda precisa evitar ao máximo a entrada de pessoas em suas instalações, com exceção dos colaboradores e alunos, para não correr riscos desnecessários.

A pandemia incluiu a maioria das pessoas no mundo digital, porém, algumas famílias das escolas de ensino básico não estão habituadas a realizar suas rematrículas pela internet. Toda mudança e inovação exige um grau de aprendizagem significativo. Para que as rematrículas on-line não se tornem um entrave, será necessário um foco especial no treinamento dos colaboradores e pais, na gestão dos processos e comunicação.

Timing

Um fator relevante para o sucesso da rematrícula é lançá-la no tempo certo. Quanto mais inseguras estiverem as famílias, maior será o risco de perder o momento ideal, e não chamar a atenção suficiente para que os pais se estimulem a pensar no ano seguinte e efetuem a matrícula.

Por esse motivo, é melhor lançá-la em meados de setembro, mesmo que as aulas ainda estejam semipresenciais. Além disso, seu início não deve ser muito próximo do final do ano para não coincidir com o período de captação de novos clientes.

Comunicação

Envie o comunicado da rematrícula com o link do software pelos meios de comunicação que os pais estão habituados a receber mensagens, como redes sociais, e-mail, agenda digital e WhatsApp, e peça para que as famílias confirmem o recebimento. Após uma semana, não se esqueça de entrar em contato com as pessoas que não se manifestaram.

Disponibilize um vídeo ou uma apresentação em PowerPoint com o passo a passo da rematrícula on-line e envie o acesso pelos meios de comunicação. Deixe claro nos comunicados quais os canais e quem serão as pessoas que auxiliarão os pais no caso de dúvidas.

Gestão

O que mais influenciará o resultado das rematrículas deste ano será o gerenciamento dos processos com ênfase na comunicação personalizada. O cenário de incertezas está propício para a postergação das rematrículas para o ano que vem. Argumentos comuns nos anos anteriores, como a falta de vaga, na maioria dos casos, serão de pouco valia.

Após o deadline (dia final da matrícula), a escola deve iniciar a maratona face to face, isto é, o responsável pelo atendimento da escola entra em contato por WhatsApp, agenda eletrônica, ligação telefônica e, se necessário, videochamada, para escutar, discutir e negociar caso a caso, com empatia e transparência.

Boas rematrículas!